Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Aplicativo da Nokia é finalista no prêmio internacional JustMeans

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Nokia Data Gathering está entre as quatro iniciativas selecionadas pelo programa que reconhece estratégias inovadoras na área socioambiental

São Paulo, 09 de fevereiro de 2011 – O aplicativo de coleta de dados Nokia Data Gathering (NDG), desenvolvido pelo Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), é um dos quatro finalistas do "JustMeans - 2011 Social Innovation Awards Short List”, um dos prêmios internacionais mais importantes na área de sustentabilidade corporativa.

Lançado em 2008 e oferecido gratuitamente pela Nokia, o NDG substitui formulários em papel, garantindo resultados de pesquisa e compartilhamento de informação de forma mais rápida e segura. Uma das entidades que adotou a ferramenta foi a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM), visando à identificação dos pontos exatos de coleta de dados para combate à dengue. O sistema contribuiu para uma redução de 93% nos casos da doença na região metropolitana de Manaus.

“O formato convencional de pesquisas exige o transporte de muitos formulários, além de existir sempre o risco de preenchimento incorreto e conseqüente demora na análise e compilação dos dados. O reconhecimento do Nokia Data Gathering como finalista do prêmio JustMeans mostra a vocação ao mesmo tempo inovadora e consciente da Nokia”, afirma Luiz Xavier, diretor de Sustentabilidade da Nokia Brasil.

No Quênia, o Nokia Data Gathering vem ajudando crianças a terem um documento de identidade oficial. Lá, o processo de registro é demorado e tem custos altos para o país. Por meio do aplicativo, a Nokia e a Plan Finland desenvolveram um projeto piloto que possibilita o cadastro dessas crianças por meio do telefone celular, sem traslados e com enorme redução de custos.

“O fato de o NDG estar presente neste evento significa uma validação da estratégia do INdT sobre a promoção da inovação como chave para abrir novos caminhos que favoreçam a sociedade”, conclui André Erthal, diretor de Experiências em Serviços.

O vencedor do "JustMeans - 2011 Social Innovation Awards Short List” será anunciado no evento "2011 Redefining Value", em 25 de março, em Londres, Reino Unido.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina