Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Aplicativos de celular revelam quem você é de verdade

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Estudo indica que alguns traços de personalidade podem ser descobertos por meio dos tipos de programas baixados e instalados no celular

São Paulo, 01 de fevereiro de 2011 – Se para alguns era possível conhecer uma pessoa pelo conteúdo de sua bolsa, agora é só saber como ela usa o smartphone. De acordo com o professor Trevor Pinch, da Cornell University, basta dar uma olhada nos aplicativos instalados no celular de uma pessoa para entender melhor sua personalidade.

O relacionamento dos usuários com seus aparelhos tem mudado significativamente, com as pessoas dependendo cada vez mais dos apps. Uma recente pesquisa realizada pela apontou que 55% dos entrevistados acreditam que os apps realmente beneficiam suas vidas. Os dados mostram também que esses programas de celulares estão sendo usados como uma importante ferramenta para aprender sobre nosso comportamento e se tornam ainda mais úteis.

“Com tantos aplicativos disponíveis, as pessoas podem escolher os mais relevantes para elas. A intimidade que dividimos com nossos celulares evidenciam nossa personalidade neles. Eles sabem nossos gostos, nossas necessidades e até mesmo nossos segredos. Se você realmente quer conhecer alguém, dê uma olhada em seus apps, você talvez se surpreenda”, observa Pinch.

Qual é seu “appitype”?

A Nokia, em parceria com o principal sociologista e professor de ciências e tecnologia da Cornnel University, Trevor Pinch, analisou as respostas dadas por mais de 5 mil usuários de smartphones em 10 países. A análise, incluindo gênero, variedade e usabilidade de aplicativos, reveloucategorias de personalidades relacionadas ao comportamento do smartphone que Pinch resumiu em seis esteriótipos chamados “appitypes”.

Os appitypes não apenas mostraram traços de personalidade como algumas características nacionais também. Sul-africanos são mais conectores (45% usam apps de redes sociais regularmente). Enquanto que os alemães e indianos se revelaram mais trabalhadores e produtivos “App-centrados”; italianos foram mais sem-fio e brasileiros, os mais criadores do mundo com o dom para música e estilo.

App-entusiasta (Appthusiast): São energéticos e apaixonados. Eles são pessoas sociáveis que adoram sair e conversar sobre as últimas tendências. São curiosos, espontâneos e gostam de estar envolvidos em muitas coisas diferentes ao mesmo tempo. Essa personalidade está ilustrada no conteúdo de seus telefones: eles baixam muitos aplicativos e os usam a todo momento. Os App-entusiastas raramente estão sem seus smartphones e, algumas vezes, até os levam para dormir com eles!

App-centrado (Appcentric): São trabalhadores e produtivos. Eles têm muitos contatos, são espertos para tecnologia e sabem como usá-la para que lhes sirva melhor. Eles são convencionais e preferem aplicações numéricas, organizacionais ou que sirvam para gerir suas informações. Os App-centrados conseguem extrair o máximo das funcionalidades dos seus aplicativos em seus telefones, que são quase sempre usados como um computador de bolso. Apesar de apenas baixarem aplicativos ocasionalmente, eles usam frequentemente os apps que têm.

Energéticos (Livewire): São pessoas ativas, pés-no-chão e que apreciam atividades atléticas e ao ar livre. Espertos e curiosos, eles são sociáveis, têm muitos amigos e estão sempre buscando novas experiências e aventuras, ignorando os desafios. São confiáveis e produtivos e isso se reflete nos aplicativos que eles baixam: uma mistura de saúde/bem-estar, agregadores sociais e de viagens. Os Energéticos não trocam de aparelho com muita frequência e normalmente escolhem cores e design clássicos, que nunca saem de moda.

Criadores (Creator): Essas pessoas são criativas e imaginativas. Os criadores podem ser solitários por vezes, mas, quando decidem socializar, geralmente se sentem como a alma da festa. Eles são naturais contadores de histórias, calorosos e entusiasmados que não vão confiar apenas nas possibilidades de criação de seu telefone, mas utilizarão sites de relacionamento também. Eles querem estar sempre por dentro das novas tendências e seu espírito criativo constantemente os convence a comprar telefones coloridos que ilustrem o fato de que são divertidos e têm a mente aberta

Conectores (Connector): São pessoais, confiantes e curiosos. Eles têm uma personalidade contagiante e motivadora, com uma extraordinária habilidade para fazer amigos e conquistar pessoas no mundo online e no real também. Eles têm uma coleção de aplicativos que usam vez ou outra – constantemente baiaando aplicativos divertidos e que podem ser úteis para outras pessoas. Ocasionalmente instalam aplicativos gratuitos para testar e seu catálogo de apps nem sempre está muito atualizado.

Aprendiz (Apprendice): Sensível, amoroso e independente – apesar de nem sempre demonstrar. Eles são questionadores e espertos, com um círculo de amizades sólido. Para os Aprendizes, tempo é dinheiro e, por isso, eles são muito seletivos com as atividades nas quais investem seu tempo. Eles são interessados em baixar aplicativos, mas quase sempre não sabem por onde começar. Aparentemente tímidos, não se deixe enganar pelo exterior: há um lado selvagem esperando para ser libertado.

Para George Linardos, vice-presidente de mídia da Nokia, ter aplicativos é uma ótima forma de personalizar um aparelho de telefone. “Os apps contam nossas histórias e podem relevar mais sobre a personalidade das pessoas do que se imagina”, conclui o executivo.

Para saber o que seus aplicativos dizem sobre você, entre em http://blog.ovi.com/dailyapp/appitype/, faça o quiz e saiba qual é o seu appitype (o teste está em inglês. De acordo com o resultado, é sugerido um modelo de aparelho mais adequado ao perfil do consumidor**). Para visitar a Ovi Loja e baixar aplicativos, acesse www.ovi.com

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina