Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Instituto Nokia de Tecnologia elege tendências da mobilidade em 2011

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Rede 4G, realidade aumentada, aplicativos e games estão entre as tecnologias móveis que, segundo o INdT, devem fazer a diferença ao longo deste ano

São Paulo, 01 de fevereiro de 2011 - A comunicação móvel já se tornou parte inerente do modo de vida de milhões de pessoas no mundo todo. De acordo com um estudo do instituto Gartner, até 2013, os telefones celulares vão superar, em número, os computadores tradicionais. E a quantidade de aparelhos móveis equipados com navegadores vai ultrapassar 1,82 bilhão de unidades. Nessa realidade, os smartphones têm assumido um papel cada vez mais central na mobilidade, oferecendo mais funções conectadas. Diante disso (e da evolução constante dessa indústria), o Instituto Nokia de Tecnologia elegeu os 10 assuntos sobre mobilidade que devem ser destaque em 2011.

“O mundo nunca deixou de sofrer transformações no modo como as pessoas interagem e se relacionam na esfera das informações. Nós entendemos que é nosso papel pesquisar e desenvolver formas novas e melhores de conectar pessoas, na proporção e na velocidade que a tecnologia nos permite”, comenta André Erthal, diretor da área de Experiência em Serviços do INdT.


Redes 4G
Conforme uma tendência mundial e diante da diversidade de tecnologias de acesso disponíveis, a rede 4G caminha para ser a ‘rede das redes’. Dessa maneira, a ideia de construir um sistema de comunicação universal, com cobertura ampla e alta capacidade de transmissão, poderá ser realidade muito em breve. Segundo os pesquisadores do INdT, as aplicações mais usadas nas redes 4G são:

· Transmissões digitais de vídeo em alta definição (TV digital, TV pay-per-view e vídeo chamadas)

· Geolocalização e redes sociais

· Rádio Digital

· Jogos on-line e multi-player (com opções de realidade aumentada)

· Voz sobre IP (VoIP)

· Video streaming em HD

· Download e compartilhamento de músicas

· Internet para automóveis

· eCommerce e eMoney



Realidade Aumentada
Entre as aplicações mais interessantes para realidade aumentada, os usuários podem esperar novidades nas interfaces dos GPS que contam com câmera. Ao indicar a localização do usuário, em qualquer ponto do globo, o sistema compila informações de um software de reconhecimento de ambientes que, ao terem sua imagem capturada pelas lentes da câmera, disparam informações complementares sobre os locais ao longo do percurso. Em alguns casos será possível receber informações turísticas, históricas, serviços ou até mesmo cupons de desconto. A área de saúde também pode contar com benefícios dessa tecnologia, como softwares de apoio a diversos tipos de tratamentos, onde um programa interage com as embalagens dos medicamentos, por exemplo, fornecendo informações adicionais como tabelas, legendas informativas ou instruções para facilitar alguns procedimentos médicos.



Games
Em 2011, o mercado de games em aparelhos celulares vai só aumentar. As aplicações de jogos estão entre os mais procurados nas lojas de aplicativos. Nesse sentido, o INdT vem desenvolvendo jogos, como o Pebol, um jogo versão “cannon”, que está disponível para os cenários Praia, Planalto, Dunas, Natal, Pampas e Amazônia, além de uma versão em inglês, o Pebol Beach. A série de jogos pode ser baixada gratuitamente na Ovi Loja.



Cloud computing Faz cada vez menos sentido a ideia de ficarmos presos a máquinas estáticas. A possibilidade dos dados e atividades de processamento serem armazenados e executados em algum lugar fora do aparelho está ganhando cada vez mais espaço. Para celulares e smartphones, é uma excelente solução. As pesquisas atuais estão determinadas a desenvolver ferramentas e tecnologias para que os aparelhos celulares possam estar conectados o tempo todo, com acesso a todos os serviços e arquivos que interessem aos usuários, seja para acessar emails, editar planilhas, conferir apresentação e textos, tudo diretamente da nuvem.



Segurança
A quantidade de informações pessoais que as pessoas carregam nos seus celulares é cada vez maior. Além disso, os aparelhos tendem a estar cada vez mais conectados à internet. Para preservar o acesso a estes dados, cada vez mais surgem soluções de segurança para dispositivos móveis. O INdT está desenvolvendo o projeto "face recognition based device locks”, aplicação que permite que o celular seja desbloqueado através do reconhecimento facial do proprietário. De acordo com os pesquisadores do INdT, essa tecnologia pode chegar ao mercado ainda esse ano.



Aplicativos
Devido ao grande mercado de aplicativos e às diferentes plataformas, o que deve acontecer em um futuro próximo é a intercompatibilidade de aplicativos entre essas várias plataformas móveis. Além disso, o tempo de desenvolvimento tende a ser ainda menor, o que permitirá que novas aplicações sejam desenvolvidas praticamente em tempo real, de modo que muitos aplicativos surjam na mesma proporção e época dos acontecimentos sociais.



3D
A tecnologia 3D tem sido um dos assuntos de maior interesse do mundo digital e é muito provável que essa funcionalidade seja transportada em breve para os aparelhos celulares, principalmente se for possível reduzir a necessidade dos óculos 3D, seja para jogos, aplicativos ou, até mesmo, na interface gráfica do próprio aparelho.


Expansão das redes sociais via mobile
As redes sociais tendem a se popularizar ainda mais por meio de aplicativos em aparelhos móveis, como Twitter, Facebook e Foursquare. Já existem aplicativos para vários aparelhos, mas é provável que celulares low end (de entrada), e outras plataformas mais simples também recebam versões desses aplicativos. Outra tendência promissora é uma integração maior entre redes sociais e serviços baseados em localização, que utilizam o GPS dos aparelhos para interagir nessas plataformas.



Criação de Música
Este ano acena para a popularização de aplicativos para criação de música em aparelhos móveis. Com o Nokia Loop, por exemplo, o usuário pode capturar trechos da sua própria voz, uma música gravada, o barulho da ignição do seu carro ou qualquer outra coisa que venha à cabeça. O software ainda ajusta automaticamente o tempo e o ritmo das suas produções, transformando a faixa em algo harmônico sem muita complicação. O programa ainda permite salvar o resultado em MP3, definir como seu toque padrão do telefone ou compartilhar no Facebook.



Educação para a sustentabilidade
Alinhado com as atuais necessidades por produtos ecológicos e por tecnologias mais humanas, o INdT desenvolve projetos voltados à sustentabilidade e que contam com o envolvimento da comunidade.

Em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, por exemplo, estão sendo desenvolvidos aplicativos que promovem a educação para atitudes sustentáveis. Os primeiros projetos estão relacionados ao uso racional de combustíveis e qualidade de vida (cuidados com a saúde):

- Fuel - comparativo de consumo de combustível, indicando ao consumidor quando vale a pena abastecer com etanol ou gasolina, frisando que o etanol tem origem em insumos renováveis. O aplicativo também apresenta dicas sobre uso racional desses combustíveis;

- IMC Fácil - Cálculo de índice de massa corporal, com dicas de saúde.

A previsão é que esses aplicativos serão disponibilizados na OVI Loja ainda nesse semestre.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina