Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Aplicativo da Nokia é o vencedor do prêmio internacional JustMeans

segunda-feira, 4 de abril de 2011

São Paulo, 04 de abril de 2011 – A Nokia, líder em mobilidade, é a vencedora do prêmio "JustMeans - 2011 Social Innovation Awards Short List” com o Nokia Data Gathering, sistema open source desenvolvido pelo Instituto Nokia de Tecnologia (INdT). O JustMeans é um dos prêmios internacionais mais importantes na área de sustentabilidade corporativa. O vencedor foi anunciado no evento "2011 Redefining Value", que aconteceu no dia 25, em Londres, Reino Unido.

O Nokia Data Gathering é um aplicativo de coleta de dados que tem beneficiado comunidades carentes de vários países no mundo. Lançado em 2008, a tecnologia, oferecida gratuitamente pela Nokia, substitui formulários em papel, garantindo resultados de pesquisa e compartilhamento de informação de forma mais rápida e segura. A primeira a adotar a ferramenta foi a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM), para identificar em mapas os pontos exatos de coleta de dengue. O sistema contribuiu para uma redução de 93% nos casos da doença na região metropolitana de Manaus em 2008.

Já no Quênia, o Nokia Data Gathering vem ajudando crianças a ter um documento de identidade oficial. Lá, o processo de registro é demorado e tem custos altos para o país. Por meio do aplicativo, a Nokia e a Plan Finland desenvolveram um projeto-piloto que possibilita o cadastro dessas crianças por meio do telefone celular, sem traslados e com enorme redução de despesas.

“As possibilidades de aplicação do NDG são praticamente ilimitadas – desde o rastreamento de temperaturas regionais até a comparação de regiões de pesca. Atualmente, a solução já é utilizada nas áreas de saúde, agricultura, censo e bem-estar social”, conclui Luiz Xavier, diretor de Sustentabilidade da Nokia.

Atualmente, o NDG é usado em uma série de projetos em países da África, da Ásia e da América do Sul. A Nokia e o INdT, em parceria com governos e instituições humanitárias em todo o mundo, conta grupos de trabalho para desenvolvimento de novas funcionalidades no aplicativo.



O NDG no mundo

País
Iniciativa
Quem usa

Saúde

Equador (América do Sul)
Comunicação entre remotas comunidades rurais e o centro de saúde para coleta de dados demográficos e epidemiológicos na região de El Páramo
Foundation Human Nature e Fundación MeHiPro

Quênia

(África)
Redução do impacto da seca em comunidades vulneráveis
FAO e ONGs

Agricultura

Quênia

(África)
Pesquisas com o objetivo de aumentar a produção agrícola
Fundação Syngenta

Filipinas

(Ásia)
Acompanhamento de safra, preços agropecuários e planejamento de estoques de produtos agrícolas
Departamento de Agricultura e WWF

Bem-Estar Infantil

Quênia

(África)
Projeto para aumentar os registros de nascimento de crianças no Distrito de Kwale
Ministério das Relações Exteriores da Finlândia

Libéria

(África)
Projeto para aumentar os registros de nascimento de crianças
Ministério da Saúde e do Bem-Estar Social

Indonésia

(Ásia)
Monitoramento de programas de apoio à infância
ONG World Vision

“A conquista desse prêmio valida a estratégia do INdT sobre a promoção da inovação como chave para abrir novos caminhos que favoreçam a sociedade ”, ressalta Germano Freitas, gerente de programa e colaboração do INdT.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina