Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

INdT desenvolve aplicativo de reconhecimento facial

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Facelock reconhece o rosto do usuário e desbloqueia telefone automaticamente






São Paulo, 18 de novembro de 2011 - Para aumentar a segurança nos celulares e smartphones, o INdT desenvolveu uma tecnologia que permite que o aparelho seja desbloqueado por meio do reconhecimento facial (face recognition based device locks). A aplicação, batizada de Facelock, já está disponível em fase beta na loja de aplicativos da Nokia.

O funcionamento do Facelock é prático e intuitivo. O aplicativo compara duas imagens, uma previamente armazenada no aparelho, e outra, capturada pela câmera frontal - para desbloquear o telefone. Assim o usuário possui duas formas de desbloquear o produto – usando o rosto ou digitando uma senha pré-definida. Por enquanto, o recurso funciona em modelos equipados com Symbian^3, incluindo as atualizações Anna e Belle.

A ideia para esse tipo de tecnologia teve início no Hackathon, uma espécie de competição entre hackers que aconteceu durante o Nokia World 2010. A maratona reuniu equipes de desenvolvedores de todo o mundo e o INdT conseguiu o primeiro lugar, investindo no conceito de biometria e segurança no celular.

“A ideia é substituir a velha senha de travamento, que as pessoas usam para proteger seus aparelhos, por uma tecnologia mais apurada como a biometria. No lugar da senha, o usuário encara o aparelho olhando para a câmera frontal e é reconhecido”, comenta o pesquisador do INdT e um dos criadores do Facelock, Jackson Feijó.

Segue o link com vídeo do aplicativo http://youtu.be/9TLsx75qkMU

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina