INdT desenvolve aplicativo de reconhecimento facial
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
às 8:30 PMPosted by
Cláudio Martinez
0 Comments
Facelock reconhece o rosto do usuário e desbloqueia telefone automaticamente
São Paulo, 18 de novembro de 2011 - Para aumentar a segurança nos celulares e smartphones, o INdT desenvolveu uma tecnologia que permite que o aparelho seja desbloqueado por meio do reconhecimento facial (face recognition based device locks). A aplicação, batizada de Facelock, já está disponível em fase beta na loja de aplicativos da Nokia.
O funcionamento do Facelock é prático e intuitivo. O aplicativo compara duas imagens, uma previamente armazenada no aparelho, e outra, capturada pela câmera frontal - para desbloquear o telefone. Assim o usuário possui duas formas de desbloquear o produto – usando o rosto ou digitando uma senha pré-definida. Por enquanto, o recurso funciona em modelos equipados com Symbian^3, incluindo as atualizações Anna e Belle.
A ideia para esse tipo de tecnologia teve início no Hackathon, uma espécie de competição entre hackers que aconteceu durante o Nokia World 2010. A maratona reuniu equipes de desenvolvedores de todo o mundo e o INdT conseguiu o primeiro lugar, investindo no conceito de biometria e segurança no celular.
“A ideia é substituir a velha senha de travamento, que as pessoas usam para proteger seus aparelhos, por uma tecnologia mais apurada como a biometria. No lugar da senha, o usuário encara o aparelho olhando para a câmera frontal e é reconhecido”, comenta o pesquisador do INdT e um dos criadores do Facelock, Jackson Feijó.
Segue o link com vídeo do aplicativo http://youtu.be/9TLsx75qkMU Imprimir Salvar como Pdf
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.