Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Java leva interatividade ao padrão DTVi da TV Digital brasileira

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Oracle JVM, associada às soluções de middleware e a disponibilidade de um ambiente de desenvolvimento de aplicativos, permite aos telespectadores de TV Digital maior interação, tornando a TV um canal de relacionamento ativo com as emissoras


Ao definir o padrão de TV Digital brasileiro em abril de 2009, o governo e as instituições do setor lideradas pelo SBTVD Fórum definiram o padrão DTVi para o middleware, que é composto pela tecnologia Java somada à NCL/LUA. Essa decisão tornou a TV Digital brasileira interativa, abrindo espaço para que se estabeleça um relacionamento direto entre emissoras e retransmissoras de televisão, assim como anunciantes públicos e privados, com a sociedade e o mercado consumidor.

Com a interatividade propiciada pelo padrão de middleware definido, o governo brasileiro vislumbra a oportunidade de promover a inclusão digital por meio do acesso a TV, presente na grande maioria dos lares brasileiros e que pode tornar-se interativa por meio da aquisição de um decodificador ou uma TV com decoder embutido. Em outras palavras, grande parte da população, que ainda não tem acesso ao computador, poderá acessar a Internet por intermédio do televisor ou mesmo experimentar serviços e aplicativos por meio desse equipamento.

A interatividade ganha um grande impulso pela utilização da linguagem Java. Sua ampla utilização no mundo permitiu que tenha hoje um universo de mais de 130 mil desenvolvedores no Brasil, capacitados a atender às demandas de emissoras e retransmissoras de TV, produtoras de conteúdo e anunciantes, entre outros.

Esses desenvolvedores podem criar os mais diversos aplicativos interativos, seja para transmissão de conhecimento, conscientização, educação, cultura, lazer, comércio, etc. Para isso, os fabricantes de equipamentos de televisão e de settop-box têm apenas de incluir em seus produtos o middleware interativo DTVi, que roda em máquina virtual Java - Oracle JVM, cujo padrão de qualidade se diferencia pela flexibilidade, robustez, certificação e padronização, garantindo a continuidade da oferta e que o mercado não sofra fragmentação.

Agora, em função de uma parceria da Oracle com a TQTVD, os desenvolvedores já contam com ferramenta de desenvolvimento o AstroBox, totalmente baseada no padrão de TV Digital brasileira para facilitar seu trabalho. Essa ferramenta é oferecida associada à máquina virtual Oracle – Oracle JVM – e abre infinitas possibilidades de criação de aplicativos para relacionamento com o público. Com isso, os telespectadores do modelo digital terão acesso às mais variadas opções aplicativos interativos, o que torna a TV um canal de relacionamento mais ativo.

Java é uma linguagem robusta, global e portável, totalmente baseada em padrões definidos pelo Java Community Process (JCP), e traz mais qualidade e riqueza aos aplicativos, além de ampliar de modo considerável a possibilidade de disseminação de aplicativos e conteúdos para diferentes dispositivos e países.

A ampla adesão de fabricantes de televisores e settop box ao padrão DTVi aumentará a oferta de soluções interativas e de inclusão digital aos cidadãos brasileiros, incluindo os residentes dos mais distantes municípios do País. Essa interatividade propiciará que a população tenha acesso, por exemplo, a serviços bancários e governamentais, T-Commerce (comércio via TV Digital) para venda dos mais diversos produtos, além da oportunidade de relacionar-se com entidades e empresas de interesse.

Outro benefício do uso de um padrão de TV Digital com tecnologia Java é que facilita a interação do mercado corporativo com seus clientes por meio de links para seus produtos e serviços, após acordos prévios com as emissoras, sempre relacionados com a programação e contribuindo para manter a audiência das emissoras e retransmissoras. Durante a Copa do Mundo e às Olimpíadas, por exemplo, os patrocinadores poderão promover votações sobre quem é o melhor jogador, ressaltar os benefícios dos produtos esportivos para a prática dos esportes ou mesmo oferecer informações e serviços referentes às cidades ou regiões nas quais os jogos estão ocorrendo, etc.

As emissoras e retransmissoras de TV terão a vantagem de ampliar a gama de entretenimento e serviços ofertados aos seus telespectadores, assim como a oportunidade de estreitar relações comerciais com anunciantes e patrocinadores de diferentes mercados. Poderão ainda oferecer, em função da robustez do Java, aplicativos mais ricos e elaborados, baseados em um padrão mundial, além de contarem com amplitude e diversidade de mão de obra para inovar em seu relacionamento com o público.

O padrão DTVi/Java, com o recente lançamento do Astrobox da TQTVD (parceira Oracle), que é distribuído gratuitamente, pode contribuir ainda para a ampliação do mercado de trabalho para os desenvolvedores de software. Isto porque eles poderão desenvolver aplicativos com funções variadas para atender às emissoras de televisão e às empresas interessadas em interagir com as mais variadas camadas da população brasileira.

Depoimentos de apoio

“A interatividade na TV Digital propiciada pelo padrão DTVi com Java, permite que a parcela da população que ainda não teve acesso ao computador agora possa acessar a Internet e aplicativos interativos por intermédio dos equipamentos de TV. É claro que, em um primeiro momento, a programação interativa ficará a critério das emissoras e retransmissoras, mas já é uma evolução a possibilidade de acesso aos serviços bancários e governamentais, assim como de efetuar compras de produtos e serviços inseridos na programação”, afirma Paulo Riskalla, líder da área de Java OEM/Parceiros da Oracle para a América Latina.

“Temos no mercado todos os componentes para que a TV Digital ocorra de fato. Fabricantes investindo em dispositivos com middleware DTVi embarcado. Indústria de software totalmente empenhada em oferecer soluções mais robustas e adequadas ao padrão de TV Digital. As emissoras e retransmissoras investindo cada vez mais em aplicativos mais interativos e tendo boas oportunidades de mercado para T-Commerce (comércio via TV) e serviços. Os desenvolvedores, por sua vez, têm agora uma ferramenta de desenvolvimento dentro do padrão”, ressalta Paulo Riskalla, líder da área de Java OEM/Parceiros da Oracle para a América Latina.

“Trata-se não só de uma excelente oportunidade para incrementar a interação das emissoras com os usuários, mas também de promover a inclusão digital no País, algo que há muito tempo vem sendo almejado pelo governo e reivindicado pela população, dando mais acesso a serviços com padrão de qualidade superior”, completa Paulo Riskalla, líder da área de Java OEM/Parceiros da Oracle para a América Latina.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina