Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Suécia autoriza a criação da Igreja Missionária do Kopimism

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

No Terra Tecnologia, comento em seguida.

Autoridades suecas reconheceram a Igreja Missionária de Kopimism - baseada na crença de que a cópia e o compartilhamento de arquivos na internet é um ato sagrado - como uma religião oficial. A igreja, fundada em 2010 pelo estudante de filosofia Isak Gerson, tem mais de 3 mil seguidores. As informações são do site Huffington Post.

Um texto publicado no site oficial afirma que, para a igreja, "a informação é sagrada e a cópia é um sacramento". "Ser reconhecido pelo Estado da Suécia é um grande passo para todos Kopimi. Esperamos que este seja um passo em direção ao dia em que poderemos viver a nossa fé sem medo de perseguição", diz em nota o líder espiritual da Igreja de Kopimism.

Os fundadores do movimento tentavam há um ano o reconhecimento como religião oficial. A Suécia aprovou o pedido pouco antes do Natal, mas Gerson só abriu a carta na terça-feira, segundo o site britânico da revista Wired. "Ser reconhecido pela Suécia irá ajudar a fortalecer nossa identidade", disse à revista, afirmando que o próximo passo será desenvolver a prática religiosa. Apesar do reconhecimento como religião, a cópia e o compartilhamento de arquivos segue ilegal para os seguidores da Kopimism


Vamos primeiro ao obvio. O trecho grifado em vermelho contem duas besteiras pelo preço de uma. O compartilhamento de arquivos não é ilegal. O que é ilegal é o compartilhamento de DETERMINADOS arquivos com copyright. A segunda besteira é que isso valeria apenas para os seguidores do Kopimism, obvio que a lei atual na Suécia vale para todos, se não lá seria uma ditadura e não uma democracia.

Parece obvio que o que esse grupo deseja é uma forma de burlar leis para o compartilhamento de todos os arquivos, mas se a informação tal como foi dada, duvido muito que eles teriam conseguido o registro. Outro exemplo claro de a quantas anda a imprensa nacional, mas isso não é o foco.

A verdadeira questão é se esse grupo vai conseguir algo relevante ou será algo que se mostrou inócuo para grupo de piratas, assim como o partido pirata sueco. Creio que o grupo vai mais longe que o partido pirata sueco, mas para ver o quanto eles de fato vão conseguir, teremos que esperar para ver.

Imprimir Salvar como Pdf
nokia, celular, iphone, sony ericsson, motorola ,
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina