Suécia autoriza a criação da Igreja Missionária do Kopimism
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
às 3:14 PMPosted by
Luiz Paulo Andrade
0 Comments
No Terra Tecnologia, comento em seguida.
Autoridades suecas reconheceram a Igreja Missionária de Kopimism - baseada na crença de que a cópia e o compartilhamento de arquivos na internet é um ato sagrado - como uma religião oficial. A igreja, fundada em 2010 pelo estudante de filosofia Isak Gerson, tem mais de 3 mil seguidores. As informações são do site Huffington Post.
Um texto publicado no site oficial afirma que, para a igreja, "a informação é sagrada e a cópia é um sacramento". "Ser reconhecido pelo Estado da Suécia é um grande passo para todos Kopimi. Esperamos que este seja um passo em direção ao dia em que poderemos viver a nossa fé sem medo de perseguição", diz em nota o líder espiritual da Igreja de Kopimism.
Os fundadores do movimento tentavam há um ano o reconhecimento como religião oficial. A Suécia aprovou o pedido pouco antes do Natal, mas Gerson só abriu a carta na terça-feira, segundo o site britânico da revista Wired. "Ser reconhecido pela Suécia irá ajudar a fortalecer nossa identidade", disse à revista, afirmando que o próximo passo será desenvolver a prática religiosa. Apesar do reconhecimento como religião, a cópia e o compartilhamento de arquivos segue ilegal para os seguidores da Kopimism
Vamos primeiro ao obvio. O trecho grifado em vermelho contem duas besteiras pelo preço de uma. O compartilhamento de arquivos não é ilegal. O que é ilegal é o compartilhamento de DETERMINADOS arquivos com copyright. A segunda besteira é que isso valeria apenas para os seguidores do Kopimism, obvio que a lei atual na Suécia vale para todos, se não lá seria uma ditadura e não uma democracia.
Parece obvio que o que esse grupo deseja é uma forma de burlar leis para o compartilhamento de todos os arquivos, mas se a informação tal como foi dada, duvido muito que eles teriam conseguido o registro. Outro exemplo claro de a quantas anda a imprensa nacional, mas isso não é o foco.
A verdadeira questão é se esse grupo vai conseguir algo relevante ou será algo que se mostrou inócuo para grupo de piratas, assim como o partido pirata sueco. Creio que o grupo vai mais longe que o partido pirata sueco, mas para ver o quanto eles de fato vão conseguir, teremos que esperar para ver. Imprimir Salvar como Pdf
0 comentários:
::Regras para Postagem::
1. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais ao autor e aos leitores;
2. Não serão aceitos comentários agressivos ou com palavrões desnecessários;
3. O comentário precisa ser relacionado ao assunto;
4. Comentários anônimos serão moderados;
5. Spams serão deletados;
6. Para deixar sua URL comente com OpenID;
7. Se não tem conta no Google comente com "Nome/URL";
8. Lembre-se: aqui a gente 'conversa'.
OBS: Os comentários não refletem a opinião do editor.