Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Fundação Telefônica|Vivo apoia caravana contra o trabalho infantil na Bahia

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Depois de percorrer nove estados da região, a Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil chega ao seu final, com eventos em Salvador. A iniciativa fez parte do projeto de fortalecimento dos Fóruns Estaduais das regiões Norte e Nordeste e das redes municipais de atenção à criança e ao adolescente das duas regiões, formulado pela Fundação Telefônica|Vivo em conjunto com o Instituto Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Inpeti).

Juntamente com os fóruns estaduais, foram promovidas ações de mobilização, como campanhas, discussões pela Internet e realização de caravanas pelas cidades, visando à sensibilização da opinião pública para o tema.
Na Bahia, a Caravana teve início em 12 de abril e incluiu reunião com prefeitos, capacitação de educadores, audiências no Tribunal de Justiça, na Câmara de Vereadores de Salvador e na Assembleia Legislativa do Estado, além de palestra sobre os malefícios do trabalho infantil na Escola Municipal Senhor do Bonfim e na Escola Rotary Itapoan.
O Shopping Salvador está abrigando, nesta semana, exposição sobre o tema e, amanhã, dia 31, entre 14h30 e 16h30, está prevista caminhada com a participação de alunos da rede pública de ensino, fanfarras e de representantes dos órgãos da rede de proteção à criança e ao adolescente, saindo do Porto da Barra até o monumento do Cristo.
No dia 4 de junho, às 9h30, será realizada audiência com o governador Jaques Wagner, para tratar de medidas a serem fomentadas visando à erradicação do trabalho infantil, bem como para entrega de Termo de Pedido de Providências elencando sugestões do Fórum Estadual local.
As ações promovidas pela Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil podem ser acompanhadas pela Internet por meio da Rede Pró-Menino, da Fundação Telefônica|Vivo (www.promenino.org.br).
Diagnósticos e planos de ação
O projeto da Fundação Telefônica|Vivo prevê apoio a 16 fóruns estaduais entre 2012 e 2013, envolvendo 236 organizações que os compõem, além de 32 autoridades públicas e 160 crianças e adolescentes que participam dos eventos. A expectativa é de que os Estados se mobilizem para mapear e construir diagnósticos do trabalho infantil nas diferentes localidades, a fim de organizar planos de ação para enfrentar o problema.
O trabalho infantil afeta grande número de crianças no Norte e Nordeste do país. Segundo dados da PNAD de 2009, um total de 756.590 crianças entre 5 e 14 anos estava trabalhando nas duas regiões naquele ano, sendo 608.896 no Nordeste e 147.694 na região Norte. Entre as principais atividades desempenhadas pelas crianças estão lavoura, pecuária, serviço doméstico e comércio.
O Combate ao Trabalho Infantil é uma das vertentes da atuação da Fundação Telefônica|Vivo. A instituição atende diretamente a mais de 15 mil crianças e adolescentes no Brasil.
Sobre o Inpeti:
O Inpeti foi constituído em 2003 com o objetivo de apoiar técnica e financeiramente o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, de modo a viabilizar suas ações na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Fazem parte do Inpeti pessoas físicas e jurídicas comprometidas com a causa.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina