Palm, maus resultados, boas expectativas

terça-feira, 25 de março de 2008


O ano que passou não foi dos mais brilhantes quando se fala do desempenho comercial dos terminais da Palm, o que resultou numa redução na ordem dos 24% das suas acções.
Com um número muito limitado de novidades, e estando estas afectadas em regime de exclusividade a algumas operadoras móveis, o resultado comercial acabou por ficar bem abaixo das expectativas e anseios dos responsáveis da marca.

Mas o que não foi possível materializar em 2007 serve agora de alavanca para a recuperação financeira durante este ano. O Palm Centro, um terminal de entrada de gama (ainda) baseado no PalmOS, está a ser um sucesso comercial (mais de 30 000 vendidos por semana) agora que se encontra liberto dos regimes de exclusividade que o ligava a certas operadoras americanas mas é um dispositivos de entrada de gama o que não permite obter um grande retorno financeiro.
Nos próximos meses (meados e final do Verão) assistiremos à chegada do novo terminal de topo de gama baseado no Windows Mobile, e cujo atraso é apontado como uma das principais causas para o desempenho negativo no ano transacto.
Com o Palm 800w a empresa americana espera recuperar uma boa parte do terreno perdido durante 2007 entre os terminais de topo de gama, adequando-o desde já um pouco mais ao gosto do cliente Europeu (ecrã rectangular, conectividade WiFi, GPS, suporte para redes 3G+, etc) mas mantendo uma boa parte do seu carisma.

Os conteúdos, isto é as melhorias introduzidas pela Palm no Windows Mobile, continuarão a ser o factor de diferenciação e de distinção dos terminais da marca sendo previsível que outros fabricantes, ou a própria Microsoft, venha a adoptar algumas das funcionalidades introduzidas no Treo 500 e no 800w.

PcDeBolso

Superfície de celular simula pele humana


A LG apresentou um celular cuja experiência de toque pode ser considerada um tanto quanto inusitada. Isso porque o aparelho - que leva o nome de SH240 - traz um teclado tátil, feito de silicone, que simula a superfície da pele humana.Em outras palavras, quando alguma coisa é digitada no aparelho, como uma mensagem SMS, por exemplo, a sensação seria como se estivéssemos fazendo isso sobre a pele de algum indivíduo. Uma coisa que pode parecer meio “humana” demais para o gosto de alguns.

E com exceção desta superfície, o telefone não é muito diferente dos outros. Traz suporte a redes 3G, conectividade Bluetooth e câmera de 2 megapixels, que também grava vídeos. Tudo devidamente embutido em uma carcaça de chapa cromada, com design relativamente comum. O preço do modelo é algo em torno de 260 euros e ele será vendido inicialmente na Coréia do Sul.

Por Rui Maciel

Mobile marketing começa a crescer no Brasil

Nesta semana, chega ao Brasil a Mobile Marketing Association (MMA), fato que pode alavancar a publicidade através do celular no país. Atualmente, de acordo com a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações - aqui existem 124 milhões de aparelhos, o que já configura o Brasil como um mercado atraente para operadoras, agências e marcas da área - isso sem falar na chegada da tecnologia 3G.
A MMA focará suas atividades na privacidade, afinal, de acordo com a resolução 477 do Procon de 7 de agosto de 2007, editada pela Anatel, que entrou em vigor em 13 de fevereiro de 2008, é proibido fazer propaganda pelo celular, a não ser que o consumidor autorize. A norma prevê multa de até R$ 3 milhões.

A empresa de entretenimento via celular PlayPhone também chega ao Brasil nesta semana, com investimento de US$ 18 milhões para expansão internacional. O fundador Ron Czerny afirma que a PlayPhone quer investir em mercados com grande base de celulares, como o Brasil e a China.
Em 2007, a operadora Claro fez campanhas-piloto a fim de conhecer o mercado, mas neste ano quer gerar receitas com mobile marketing, de acordo com o gerente de serviços de valor agregado, Alexandre Olivari. Para o diretor de planejamento de novos negócios da TIM, Renato Ciuchini, o mobile marketing ainda é iniciante no Brasil, apesar do enorme potencial no país. Ele acredita que essa mídia deve levar de dois a três anos para gerar entre 1% e 2% da receita da empresa.

Venda de smartphones crescerá 400%, diz MS

A Microsoft espera que as vendas do Windows Mobile acompanhem a explosão nas vendas de smartphones.

A afirmação é do diretor da área de aparelhos e entretenimento da empresa, Robbie Bach.

O executivo afirmou que espera que o Windows Mobile ganhe mercado entre os celulares inteligentes, e que o mercado geral desse tipo de aparelho registre crescimento de quase 400 por cento nos próximos três a quatro anos, atingindo a marca dos 400 milhões de unidades.

"Certamente acredito que vocês podem esperar um avanço continuado de nossa participação", disse Bach em entrevista à Reuters. "O mercado está começando a decolar na categoria em que realmente nos saímos bem. Nesse caso, teremos uma real oportunidade de elevar nossa participação."

A Microsoft, maior produtora mundial de software, previu que as vendas de licenças para seu Windows Mobile atingiriam os 30 milhões de unidades no ano fiscal que se encerra em junho, o que representa quase o dobro das vendas do ano anterior. Não foi divulgada uma previsão para o próximo ano fiscal.

O mercado dos celulares inteligentes, telefones dotados de recursos semelhantes aos computadores, como navegação pela Web, está começando a apresentar forte concorrência. A Apple lançou seu iPhone, e o Blackberry, da Research in Motion, mantém a lealdade de muitos usuários empresariais.

Enquanto isso, o sistema operacional britânico Symbian lidera o mercado com quase dois terços de participação, em larga medida devido ao uso de seu software pela maior produtora mundial de celulares, a Nokia, e o Linux pode receber um impulso da plataforma Google de telefonia móvel de código aberto, conhecida como Android.

Mas a Microsoft vem obtendo progresso na expansão do Windows Mobile a mais fabricantes de celulares e operadoras de telefonia móvel. A mais recente adesão foi a da Sony Ericsson, que agora, como a Motorola e a Palm, oferecerá aparelhos com o sistema operacional da gigante do software.

Analistas estimam que a Microsoft gera uma receita com licenças de 8 a 15 dólares por celular equipado com seu sistema operacional, dependendo da configuração do modelo.

Samsung mostra celular com tela de toque widescreen


Como ja havia anunciado alguns dias atras aqui no Allgsm, A Samsung apresentou seu novo celular, chamado Anycall Haptic SCH-W420, durante uma cerimônia em Seul.O celular multimídia de alta velocidade tem tela widescreen 16:9 sensível ao toque e uma interface de usuário intuitiva.equipados com uma interface que estimula a visão, audição e toques, usando 22 tipos diferentes de vibração e sons para simular controles de verdade. Ao mexer nos controles de volume, por exemplo, você ouve e sente os cliques de um botão analógico de verdade.

Os controles são todos “drag and drop”, assim basta arrastar os ícones para realizar as ações. Além desta interface sensacional, os celulares Anycall Haptic são equipados com uma tela de 3.2 polegadas no formato 16:9, tuner de T-DMB, browser para acessar a Internet, câmera de 2 megapixels, Bluetooth 2.0 e mais.
A companhia não especificou preço ou data de chegada do novo modelo ao mercado.

China: epidemia de spam por celular afeta 200 milhões

A China está investigando o envio de milhões de mensagens de texto indesejadas para metade de todos os usuários de telefones celulares no país. As mensagens promocionais, também conhecidas como spam, atingiram mais de 200 milhões de pessoas e despertaram a ira do governo, que agora quer que os responsáveis pelo ataque "corrijam seus erros" No fim de semana, o Conselho de Estado anunciou que está conduzindo uma grande investigação para apurar e punir os culpados, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

As autoridades do Conselho disseram que a razão por trás do envio das mensagens foi a "ganância". "Pedimos às partes implicadas que façam uma sindicância interna para corrigir os erros que foram causados por priorizar o lucro em detrimento do interesse público", disse Liu Yue, vice-diretor do Escritório do Conselho de Estado para Retificação de Más Práticas.

Operadoras
O mercado de telefonia celular da China possui 555 milhões de usuários e é disputado por duas operadoras, a China Mobile e a China Unicom. Ambas as companhias abriram linhas diretas para atender aos clientes que se sentiram lesados com a situação.

A maior companhia, a China Mobile, se desculpou publicamente pelo abuso e disse estar disposta a passar a bloquear todo envio em massa de qualquer mensagem promocional.

Denúncia
O caso veio à tona em um especial de TV sobre os direitos do consumidor, transmitido pelo canal estatal CCTV há cerca de dez dias. O programa denunciou as operadoras por terem permitido que sete empresas de publicidade online enviassem mensagens de texto sem o consentimento dos usuários para recebê-las.

"Enquanto operadora, nós temos a obrigação de bloquear as mensagens. Nós temos uma inevitável responsabilidade nesse caso", admitiu o gerente de operações da China Mobile, Xu Ming, à CCTV.

Entre as sete empresas de marketing infratoras está a Focus-Media, que é uma companhia de capital aberto com ações listadas no índice Nasdaq da bolsa de Nova York.

Ate as celebridades nao escapam da febre do iPhone


Na foto o piloto de formula 1 Fernando Alonso foi flagrado em um dos boxes da pista de corrida manuseando um iPhone, a grande pergunta e. Que operadora estaria ele usando,poderia ser a Orange ja que a equipe renault tem base na frança porem o Alonso mora na suissa para nao pagar muitos impostos assim como os tambem pilotos hamilton e Schumacher

DSUS DS-400GB - um display GPS ao lado do seu retrovisor


A cada dia que passa, o GPS vem ganhando espaço no mercado. Seja como aparelho “stand-alone”, como acessório in-car ou então equipado em celulares.

Tratando-se do quesito automotivo, a DSUS oferece uma solução muito interessante para instalação de GPS em automóveis. Trata-se do DS-400GB, que é um display de 4 polegadas, que divide espaço lá em cima com o seu espelho retrovisor.

Além dos botões localizados na parte debaixo do retrovisor, o display deste GPS é sensível ao toque (touchscreen), o que torna a navegabilidade mais acessível. Além disto, este equipamento conta ainda com conectividade Bluetooth para reproduzir sons Mp3 ou Mp4 em speakers wireless, sem contar que ele também possui porta USB, slot para cartão SD / MMC e entrada de vídeo para a instalação de players multimídia e câmera in-car.

Infelizmente não temos informações sobre a disponibilidade e o preço deste aparelho no mercado, mas pelo que parece, o DSUS DS-400GB estará disponível apenas na China… pelo menos por enquanto.

Para mais informações, confira no site oficial do produto.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina