LiPS e LiMo juntam-se em prol de um Linux Mobile mais forte

segunda-feira, 14 de julho de 2008


As soluções móveis baseadas em Linux não têm conhecido grande sucesso até à data, isto apesar de a versão para Desktop ser bastante popular e a melhor e mais completa solução open-source disponível.
De acordo com a Canalys, “Existe demasiada fragmentação dentro do segmento Linux móvel, não existindo um standard ou uma solução que tenha conquistado indubitavelmente operadoras e fabricantes”.
A chegada da plataforma Android da Open Handset Alliance veio criar ainda mais fragmentação entre quem defende as soluções open-source baseadas no Linux.

Esta semana a LiPS (Linux Phone Standards) anunciou ter chegado a um acordo de fusão com a Linux Mobile Foundation (LiMo), integrando a sua estrutura e membros neste último projecto. Enquanto a LiPS tentava definir um standard para uma implementação móvel do Linux, a Limo Foundation pretende criar um framework baseado em Linux que possa ser rapidamente adaptado às necessidades dos terminais móveis.
Partilhando um objectivo semelhante, era natural que os dois projectos decidissem unir esforços e se posicionassem já como uma referência do mercado, antecipando-se à chegada do Android, que adopta uma base pouco consensual do Linux, e ao Symbian Foundation que também irá adoptar o formato open-source.

via|Pcdebolso

Programadores preferem as plataformas da Microsoft

domingo, 13 de julho de 2008


Grande parte da estratégia para conseguir implementar uma plataforma como referência do mercado e para cativar um grande número de clientes passa por mobilizar uma ampla comunidade de indivíduos e empresas de desenvolvimento.
Quanto maior e mais diversificada for a oferta de aplicações produzidas por terceiros maiores serão as possibilidades de uma certa plataforma agradar e corresponder às expectativas de eventuais utilizadores.

Num inquérito que decorreu nos meses de Maio e Junho e que envolveu 384 programadores (alguns deles integram grandes software houses), a Evans Data tentou determinar quais as tecnologias e plataformas mais aliciantes do ponto de vista de produção de software.
As preferências são lideradas pelo .NET Compact Framework da Microsoft e pelo J2ME da Sun que obtiveram um empate técnico: 43% para a primeira e 42% para a segunda.

Já no que se refere às plataformas (sistemas operativos) a Microsoft volta a reunir o maior número de votos, com o Windows Mobile 6 a reunir cerca de 31% das preferências.
O ponto mais interessante é que uma boa parte dos inquiridos apostam em mais do que uma plataforma e tecnologia (embora nem todos suportem ambas as versões do Windows Mobile, por exemplo). Curiosamente tanto o MacOS como o Android já fazem parte das preferências de alguns programadores mesmo tendo em conta a pouca expressão do primeiro no mercado global e a inexistência de terminais baseados no segundo.

A Evans Data prevê que a influência destes dois últimos sistemas possa vir a crescer às custas do Windows Mobile 5, PalmOS e Symbian (código-nativo) à medida que os terminais neles baseados começarem a ser distribuídos a uma escala global.
Fonte: InfoWorld

Desenvolver sites mobile ou só adaptar-se ao iPhone?

Com a chegada do iPhone e outros smartphones com melhores recursos para navegação, uma questão que tem surgido com freqüência é se a internet móvel está convergindo para a internet tradicional, formando assim uma única internet (oneWeb). Como derivação, abre-se o debate sobre a real necessidade de se criar versões móveis dos sites otimizadas para o acesso pelos celulares.

No entanto, mesmo com o avanço dos aparelhos, há algumas diferenças fundamentais entre a mobile web e a PC Web.

Primeiramente, os usuários possuem necessidades e motivações diferentes quando estão em mobilidade. Em artigo recente, a Business Week mostrou que os usuários pelo celular em geral acessam a internet em horários distintos e procuram sites e funcionalidades diferentes do que quando estão na frente do PC.

Nos EUA, por exemplo, sites como Weather Channel e ESPN são acessados por mais usuários na versão móvel do que na versão web tradicional, buscando consumo rápido e direto de informação (no caso, previsão do tempo e resultado de jogos).

Além disso, as peculiaridades dos aparelhos e interfaces impõem limitações e novas oportunidades. As limitações, inclusive nos aparelhos mais avançados, vão desde o tamanho da tela até o suporte a tecnologias como Flash ou Javascript. Como contraponto, o celular oferece recursos exclusivos, como informações de localização (já usado no Google Maps mobile), novos formatos de interatividade (ex. Click-to-call direto para uma central de atendimento), ou a possibilidade de rápida criação de conteúdo pelo usuário.

Por isso, os principais portais e marcas da internet mundialmente fazem versões específicas dos seus serviços para serem acessadas pelo celular. Estes sites móveis proporcionam uma melhor experiência para o usuário, sendo mais intuitivos e rápidos (baratos) para acesso no celular, além de priorizarem conteúdos e serviços mais relevantes em mobilidade. Alguns vão até além nesta questão. O Google e o Yahoo!, por exemplo, automaticamente redirecionam os usuários para a versão móvel dos seus serviços quando acessados por celulares, mesmo quando o endereço digitado é o da internet tradicional (ex. www.yahoo.com, www.gmail.com).

Essa diferença de experiência é bem evidente até para o iPhone, aparelho que se destaca na capacidade de acessar sites web normais. Esse vídeo, por exemplo, mostra a diferença de experiência do usuário no acesso ao blog Engadget pelo iPhone entre uma versão móvel e a página normal do serviço. No exemplo em questão, o usuário na versão móvel consegue acessar quatro artigos no mesmo tempo em que acessa apenas um pela versão web normal.

Outro ponto importante a se ressaltar é que, mesmo desconsiderando as questões de melhor experiência para o usuário, esta parcela de aparelhos que podem (ainda que com limitações) acessar um site web normal ainda não passam de 2% aqui no Brasil. A situação não é diferente nos países mais desenvolvidos. Segundo pesquisa recente da Nielsen Mobile, nos Estados Unidos o aparelho líder na mobile web é o Motorola Razr V3 – que não possui recursos dos smartphones – com 10% dos acessos.

Já com relação a outro aspecto importante, o da busca móvel, os mecanismos de mobile search do Yahoo! e Google priorizam sites que são projetados especialmente para a mobile web. Aqui no Brasil as operadoras têm formalizado parcerias de busca móvel pelos seus portais com um destes dois players, o que tende a dirigir bastante tráfego para os bons mobile sites por usuários que vêm direto das operadoras.

Portanto, é bastante plausível apontar que há uma grande oportunidade para a criação de sites projetados exclusivamente para os celulares, pensados para oferecer uma ótima experiência e atender as necessidades de uma massa que cada vez mais quer ter acesso 24/7 aos seus serviços, notícias, comunidades, e-mails, blogs…

via|[Webinsider]

Novo monitor da AOC com leitor integrado!


A AOC anunciou o seu novo monitor LCD de 22 polegadas 2230Fm, que inclui a tecnologia HD3. Com a tecnologia HD3, o 2230Fm possui um leitor média integrado que permite que os utilizadores assistam filmes sem utilizar um leitor DVD externo ou um PC.

O novo monitor da AOC possui um design muito bonito e o seu tempo de resposta é de 2ms, veja os destaques.

Destaques do 2230Fm:

• Digital Media Player
• Digital Photo Frame
• Compatível com 720p até 1080p
• Hub USB 2.0
• Leitor de cartões 4-in-1
• Digital Input DVI-D e HDMI com HDCP
• Alto-falantes integrados
• Contraste de 20.000:1 (dinâmico)
• Tempo de resposta de 2ms

via|japplo

Firmware 2.0 do iPhone e quebrado pela iPhone Dev Team


O firmware 2.0 do iPhone que varios falaram que seria dificil de ser quebrado nao demorou muito, mal foi lançado e a equipe do iPhone Dev Team ja deu um "jeitinho" nele com uma ferramenta chamada PwnageTool 2.0, com certeza como das vezes anteriores a apple vai lançar alguma atualizaçao que voltara a bloquear o firmware, e a novela se repetira.
assistam ao video a baixo


via|Engadget

Sony Ericsson Patti será W902

sábado, 12 de julho de 2008


Uma fotografia do Sony Ericsson Patti chegou à internet esta semana, mais um membro dos fórums SE4M conseguiu providenciar mais fotografias para a rede, bem como informar que este terminal irá chamar-se W902.

Além da sua câmera de 5-megapixeis com autofocus e LED flash, este terminal irá fazer uso de uma série de opções relacionadas com a série Walkman da Sony.

Não foram reveladas datas de lançamento previstas, muito menos preços.

via|newticias

LG Chocolate 3 chega a 13 de Julho próximo


Ouvimos dizer que a nova versão do telemóvel Chocolate da LG será lançada no próximo mês, mas hoje surgiram rumores de que a chegada poderá ter sido antecipada já para a próxima semana.

O novo LG Chocolate 3 será lançado no Domingo, 13 de Julho, por um preço estimado de $129.99 dólares, que lhe garantem acesso a uma câmera de 2 megapixeis, GPS, jack de som de 3.5mm, e uma série de controladores exteriores que lhe permitem controlo da música e outros elementos multimédia.

O terminal vai estar disponível em Preto e Azul e aceita cartões de memória MicroSD.

iPhone 3G cria mercado de iPhones usados

A estréia da versão 3G do iPhone está fazendo muitos usuários venderem seus telefones antigos em sites de leilões.

No eBay, uma enxurrada de usuários decidiu colocar a venda seus modelos de iPhone sem suporte a 3G. Boa parte destes vendedores não são pessoas buscando lucrar com a revenda de telefones, mas sim se desfazer do aparelho antigo para comprar um novo.

O iPhone 3G estreou nesta sexta (11) em 22 países e, nos Estados Unidos, quem compra um modelo 3G com subsídio deve cancelar sua conta anterior. Assim, os donos de iPhones usados, em tese, devem comprar um chip da AT&T para continuar usando o aparelho, a menos que eles desbloqueiem o telefone.

via|info

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