Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Ministério das Comunicações quer levar Internet por 3G a escolas da zona rual

sexta-feira, 9 de maio de 2008

O Ministério das Comunicações está propondo que as operadoras de telefonia móvel possam participar do programa de Banda Larga nas Escolas Públicas levando a Internet para as áreas rurais, com a tecnologia de terceira geração (3G), sem necessidade de cabos.

A idéia é estender o projeto de banda larga nas escolas para 90 mil escolas rurais. “Estamos confiantes de que elas possam estar presentes no projeto porque várias companhias se manifestaram dispostas a participar conosco", afirmou Hélio Costa. O Ministério da Educação já está qualificando os professores de escolas rurais.

Exclusão digital

Dados do Ministério da Educação indicam que menos de 5% dos estudantes dos ensinos fundamental e médio na rede pública contam com Internet na escola. Ou seja, do total de 54 milhões de alunos matriculados, apenas 2,5 milhões têm oportunidade de acesso à Web no ambiente de ensino.

Pensando em aumentar o acesso, o governo defende uso do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) para informatizar escolas. Pela proposta, toda escola deverá ter um computador com acesso à Internet, em cada turno, para grupos de dez alunos.

Para garantir o cumprimento das metas, o projeto altera a lei que instituiu o Fust e estipula que 75% dos recursos arrecadados pelo fundo, de 2008 a 2013, sejam aplicados no acesso a redes digitais. A reserva de recursos para implementação das redes, de acordo com o projeto, se aplica também a instituições de saúde e bibliotecas públicas.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina