Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Apenas quatro dos 32 terminais 3G homologados na Anatel são produzidos no Brasil

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Dados divulgados pelo portal Teleco(www.teleco.com.br) revelam que o órgão regulador homologou, até maio, 32 dispositivos móveis de Terceira Geração, sendo 17 terminais em HSPDA. Destes, no entanto, apenas quatro já são manufaturados no país. O restante é 100% importado.

Segundo o informativo do Teleco (www.teleco.com.br), os modelos fabricados no país são: Nokia 6267, Motorola Z9, LGKF39 e o Invetec HST. Os demais fornecedores, entre eles, Sony Ericsson, Huawei, Samsung, HTC( através da distruidora SIMM),ZTE, Invetec, importam 100% dos dispositivos já homologados. A Nokia e a Motorola também importam outros aparelhos.

O levantamento do Teleco aponta um dado curioso: Motorola, ZTE, SIMM(distribuidora) e Invetec não possuem terminais apenas WCDMA. Os fabricantes homologaram aparelhos WCDMA/HSDPA. Já a Huawei, por sua vez, homologou três terminais na tecnologia WCDMA e não possui nenhum terminal em WCDMA/HSDPA.

O primeiro celular de tecnologia WCDMA homologado no Brasil foi o LG MU500, em agosto do ano passado. Mundialmente, no primeiro trimestre de 2008, de acordo com dados da 3g Americas, existiam 303 modelos de terminais celulares HSPDA à venda.

Até o momento, pelo menos, oficialmente, governo e indústria ainda não selaram um acordo com relação à concessão de um novo PPB, exclusivo para os terminais de Terceira Geração. O ponto de discórdia estava no fato de os fabricantes não terem interesse em produzir, aqui, terminais de ponta e capazes de embutir o sinal da TV digital brasileira. O processo de negociação é conduzido pela Abinee.

Convergencia Digital

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina