Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Nokia compra resto do Symbian e planeja abrir código do sistema

terça-feira, 24 de junho de 2008

A Nokia revelou nesta terça-feira (25/06) planos de comprar toda a Symbian, que desenvolve o sistema para telefones celulares homônimo usado na maioria dos seus aparelhos. A gigante finlandesa possui atualmente cerca de 48% da companhia e pagará 410 milhões de dólares pelo resto.

Junto ao anúncio da compra, a Nokia afirmou que se juntou a Sony Ericsson, Panasonic Mobile Communications e Siemens, que representam cerca de 91% da participação do Symbian no mercado, para ajudar a promover o novo modelo do sistema.

A Samsung, também detentora de ações da Symbian, ainda não comentou, mas a Nokia afirmou que espera que a companhia concorde com a venda.

Também foi anunciada na terça a formação da Symbian Foundation, que terá como membros, além da Nokia, Sony Ericsson, Motorola, NTT DoCoMo, AT&T, LG Eletronics, Samsung Electronics, STMicroelectronics, Texas Instruments e Vodafone. Todas terão acesso ao sistema operacional por meio de uma licença que não cobra royalties.

O anúncio unirá os sistemas S60, UIQ e MOAP da Symbian para criar uma plataforma aberta de software e um competidor mais forte na batalha com outras plataformas.

O anúncio é uma reação tardia frente à entrada do Google no setor, com seu sistema Android, que, conforme revelou o The Wall Street Journal encarará atrasos para chegar às prateleiras.

Para competir tanto com o Google com a LiMo Foundation nas mesmas condições, a Symbian Foundation tornará aberta parte do código do sistema operacional no lançamento oficial da investida. Mais códigos do projetos serão oferecidos pelos próximos dois anos sob a licença Eclipse Public License, segundo o anúncio. .

A Nokia espera que a aquisição esteja completa durante o último trimestre de 2008

Fonte: IDG Now

A Essa reação não é tardia, o mercado está super valorizando o sistema Android e ele não vai emplacar = ao windows mobile. Eu já falei que o mundo caminha para um sistema free.

A Nokia tenta fazer um misto da parte que funciona do windows e que é livre como o linux, se essa receita funcionar quem está apostando nas ações do google para o mercado de telefonia movel vai ter prejuizo.

A economia europeia é uma coisa, a economia pirata de mercados como o Brasil e China é outra.
as pessoas ainda não entenderam que paises que carecem de justiça social a pessoa vai procurar o mais por menos, e não a lógica da estetica ou de quem caga dinheiro.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina