Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Fusão Symbian e Android? Por Enquanto Não.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

http://allgsm.blogspot.com/2008/07/segundo-informaes-da-information-week.html

"Os analistas da J. Gold Associates afirmaram hoje que os sistemas operacionais móveis Android(Google) e Symbian(Nokia) podem se tornar nos próximos 3-6 meses apenas um único sistema operacional".

Isso é algo que não vai acontecer, a não ser que o mercado mude radicalmente.

Temos que ter em mente que está acontecendo uma guerra dos sistemas operacionais, e no momento essa é uma guerra, alem de comercial essa guerra é ideológica, entre os sistemas abertos e os sistemas proprietários com DRM

Abertos X Proprietários

Symbian + Android + LIMO X Windows Mobile + Iphone + Palm

Vale lembrar algumas coisas.

1) A Microsoft só pode tomar dois caminhos, ou largar mão do Windows mobile ou entrar de cabeça na luta, como a Apple está na jogada eu duvido muito que a Microsoft abandone cedo essa luta.

O silencio dela mostra que ela vai fazer algo a respeito tentando lançar um Windows Mobile inovador para tentar derrubar o iphone e se afirmar como sistema operacional para telefonia móvel, porem para fazer isso ela vai precisar de uma marca que leve o sistema operacional, a Nokia não tem interesse, Sony também aponta ir no caminho da Symbian, restam a Lg e a Samsung (A praticamente Falida Motorola está apostando no LIMO)

2) A Microsoft fecharia um contrato com LG ou a Samsung? apesar da Samsung mostrar pelos seus aparelhos mais antigos disposição de aceitar o Win Mobile, vale lembrar que ela pode pular do barco a qualquer momento pois ela tem direito de uso do Symbian, e o mesmo vale para a LG.
3) Quem vai colocar o Android nos seus hardwares?

4) Alguma marca vai arriscar usar dois, quem sabe três sistemas operacionais?

Fato é que temos 3 grandes marcas de celulares (Sony, Samsung e LG) para, Android, LIMO e Win Mobile e outro fato é que as 3 possuem direitos sobre o symbian, (eu sei está repetitivo).

A Fusão no momento é pouco provável pelo seguinte fator os 3 sistemas acima precisam brigar para algum produtor de hardware levar o sistema deles.

No fundo a Nokia tem controle da situação, e ela não vai aceitar um fusão e sim uma incorporação e que por enquanto o Google não vai aceitar. Caso o sistema android não engrene e o google tenha prejuizo, dai sim a incorporação dos sistemas android para o sistema symbian vai ser natural.

Se as coisas acontecerem como eu espero, a briga vai ser entre Nókia (e todos que podem abraçar o Symbian como sistema) e Apple ou a Microsoft, muita água vai rolar de baixo dessa ponte e a briga de ambos vai favorecer a os sistemas open.

A Briga não é pelo primeiro lugar, ele é da Symbian (por tanto da Nokia) a verdadeira briga, é para saber quem vai ser o segundo sistema operacional e ai cada marca vai no sistema que estiver vendendo e os produtores de software que se virem.

Outra coisa que as empresas que apostam em sistemas proprietários ainda não entenderam é que as pessoas que compram esses telefones querem que essas empresas peguem os seus softwares DRM e coloquem em qualquer outro lugar que não nos celulares.

Quero ver quem vai estar certo, um blogueiro ou esse analista da "J. Gold Associates".

Mas deixo aqui também outra constatação que não tem haver com o tema.

Só Deus sabe o porque tem tanta gente que não é da área se mete a fazer analise do mercado de celulares e por que todos os “repórteres” dessa que atuam nessa área são meros papagaios de pirata.

Qualquer duvida lpauloandrade@hotmail.com

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina