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Com a chegada da operadora "aeiou" como fica o mercado em São Paulo?

terça-feira, 16 de setembro de 2008


A aeiou (Unicel) entrou oficialmente em operação comercial no dia 8/09/2008, na região metropolitana de São Paulo (Capital, Osasco, Guarulhos, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e adjacências), com o objetivo de conquistar 500 mil clientes no prazo de 1 ano.

Caso atinja esta meta a aeiou deve alcançar cerca de 2% de market share em Jul/09, Para tanto, terá de conquistar cerca de 42 mil celulares por mês, em um mercado que apresentou em média 285 mil celulares de adições líquidas mensais nos últimos 12 meses. Ou seja, caso o crescimento do celular não se acelere, a aeiou deverá conseguir um share de 14,6% das adições líquidas mensais.A estratégia da aeiou para atingir esta meta está baseada na oferta de preços mais baratos para o minuto de uso e SMS.

A "aeiou" está se apresentando como uma operadora de baixo custo, que não irá subsidiar terminais nem gastar vultosas somas em propaganda. Aposta que a sua proposta de preços mais baixos se dissemine em nichos de mercado através do boca a boca (marketing viral). Colocou um vídeo no Youtube para o seu lançamento (Veja o video de lançamento da aeiou).

É importante lembrar, no entanto, que a vantagem de preços da aeiou não é tão grande quando se consideram as promoções das operadoras. Por exemplo:

* O preço do minuto intra-rede na Tim cai para R$ 0,12 na promoção em que para cada R$ 6 gastos em ligações ganha-se R$ 60 para chamadas intra-rede.
* O preço do SMS na Claro cai para R$ 0,11 na compra de um pacote com 100 torpedos.

A aeiou será uma operadora de pequeno porte, com estratégia semelhante à adotada por operadoras móveis virtuais (MVNOs) que focam nichos de mercado obtendo uma redução no custo de aquisição de clientes. Não será, portanto um competidor do mesmo porte de Vivo, Claro e Tim.

A aeiou irá servir, no entanto, como um instrumento de pressão nos preços praticados por estas operadoras em São Paulo, historicamente os mais altos do país. Esta tendência deve se acirrar com a entrada em operação da Oi prevista para Out/08.

A Vivo perdeu 2,2 pontos percentuais de market share nos últimos 12 meses, em SP11, enquanto Claro e Tim estão praticamente empatadas na 2ª colocação. A tendência é de que com a entrada em operação da aeiou e da Oi, todas estas 3 operadoras percam market share.

via: AdNews

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