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A Anatel e A Lei do Call Center

terça-feira, 22 de dezembro de 2009



Provavelmente aqueles que acompanham o que escrevo estão saturados de ler eu batendo na Anatel. Confesso, até eu estou. Infelizmente a agencia, que se diz reguladora, não faz por merecer outra coisa. Quem dá as cartas por lá não tem competência para dar uma entrevista a imprensa estatal, que diga-se de passagem, serve apenas para ser um veiculo de propaganda do governo.

Segue abaixo trecho da reportagem de Luana Lourenço da Agência Brasil

Brasília - O consumidor poderá ter acesso garantido a gravações feitas durante ligações de call centers. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer incluir nos Serviços de Atendimento ao Consumidor uma frase que informe aos usuários que a gravação poderá ser solicitada caso necessário.
Até agora, somente as empresas tinham acesso às gravações, e o consumidor só conseguia o material por meio de ação na Justiça.
A pedido do Ministério Público Federal, uma nova mensagem deverá ser inserida no atendimento eletrônico de empresas de telefonia móvel e fixa e de televisão por assinatura: “Por norma da Anatel, esta ligação está sendo gravada. Caso necessário, a gravação poderá ser solicitada pelo usuário"

A proposta, aprovada pelo conselho diretor da agência, será colocada em consulta pública por 20 dias a partir da próxima semana. A previsão é que a nova regra entre em vigor em fevereiro.

De acordo com a conselheira Emília Ribeiro, a medida deve facilitar a contestação de serviços e reclamações de mau atendimento….

“Estamos invertendo os papéis e garantindo ao consumidor o direito à gravação. Há casos em que a pessoa tenta contestar uma informação e não consegue…

O que os conselheiros da Anatel fazem o dia inteiro? Por que colocar uma proposta patética como essa para consulta publica e fazer entrar em vigor em fevereiro? Por que essa gente não lê o DECRETO Nº 6.523, DE 31 DE JULHO DE 2008, vulgarmente conhecida como “Lei do Call Center”.? Vejamos o que diz o Artigo 15 deste decreto.

Art. 15

§3oÉ obrigatória a manutenção da gravação das chamadas efetuadas para o SAC, pelo prazo mínimo de noventa dias, durante o qual o consumidor poderá requerer acesso ao seu conteúdo.

§4oO registro eletrônico do atendimento será mantido à disposição do consumidor e do órgão ou entidade fiscalizadora por um período mínimo de dois anos após a solução da demanda.

Se os consumidores estão precisando ir a justiça requerer as gravações, alguém nesse processo está falhando e esse alguém é a Anatel, já que o decreto, garante ao consumidor esse direito e por tanto, basta fazer a lei ser cumprida, papel da agencia reguladora em primeira instancia.

As pessoas desrespeitam a lei por que é mais vantajoso faze-ló ou pelo menos os ganhos em burlar a lei compensam os riscos, caso contrario não o fariam.

Vale sempre lembrar que o salário dessa gente é pago com os nossos tributos. O Brasil precisa que a Anatel faça com que a lei, que protege o consumidor e as empresas, seja cumprida e não ficar homologando planos das operadoras.

Será que estou sendo exigente demais?

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8 comentários:

Aknaton disse...

Bom dia!
Concordo plenamente com o artigo!
Uma vez em função da demora de uma resposta da Anatel mais de 5 dias úteis (não sei o porque do úteis)perguntei a funcionária da Anatel que fiscalizava o serviço da agência...
Ficou brava e desligou na minha cara!
Resumindo a Anatel não passa de mais um cabide de emprego do governo!

Luiz Paulo Andrade disse...

Infelizmente parte dessas atitudes são uma tentativa de mostrar algum serviço em epoca eleitoral pre eleitoral.

Realmente me preocupa o que os pre candidatos a presidencia pensam sobre o assunto, algo que tem uma boa chance de ficar na periferia do debate.

EdUArdO disse...

Parabéns Cláudio
Infelizmente nosso país é assim. A Anatel é um cabide de empregos mesmo(é o que podemos pensar).
As coisas seriam diferentes. Veja o que aconteceu comigo: Em breve vou mudar de empregador(estratégia da empresa que trabalho) e fui informado que quando fosse receber o FGTS a Caixa Econômica Federal iria exigir de mim que abrisse uma conta corrente ou conta de poupança para poder sacar o "meu dinheiro". O que fiz? entrei no site do Banco Central do Brasil e fiz uma reclamação antecipada do que ocorreria e me identifiquei. Resultado: o gerente da agência da minha cidade ligou para o setor de pessoal e me avisaram que não vão exigir nada de mim. Pode? É isso que tem que ser feito. Reclamar. Neste caso da gravação ser disponibilizada para o cliente, a Anatel parece ser uma instituição sem poder e ainda cheio de pessoas confusas se não forem mau intencionadas. Parabéns mais uma vez, temos que reclamar.

Cláudio Martinez disse...

Obrigado Eduardo, mas o mérito dessa matéria é do Luiz Paulo que não deixa passar em branco as merdas feitas pelo governo e seus ministros "excluídos digitais".

kako disse...

Os Grandes problemas são que o povo se acomoda a essas situações e as empresas se aproveitam.

A Anatel, já possui um longo passado de "vendas" para as próprias prestadoras de telefonia a fim de se "cegar" e não olhar o que elas fazem.

Quem lembra da lei que, ao menos tentou, tornar o desbloqueio gratuito?

Quem vai as operadoras hoje se depara com uma realidade diferente. Você só tem o desbloqueio, gratuito em algumas operadoras, se tiver plano pós pago. Os pré, tem que pagar taxa ou esperar 1 ano para isto se efetivar gratuitamente.

E o engraçado é que, as operadoras, usam a própria norma para se justificar.

Faz aproximadamente 1 ano que a TIM desbloqueia com cobrança, no valor de R$ 75 reais, pelo menos na minha região, e a Anatel e a própria população não se mobiliza. Aceita e se não gosta, sai sem o aparelho.

Uma vergonha!

Abraço

Cláudio Martinez disse...

A TIM cobra o mesmo valor aqui em Salvador mesmo que o aparelho seja de plano pós-pago, pelo menos não é 200 reais pedidos pela Claro para efetuar um desbloqueio, uma vergonha mesmo.

lobo disse...

Eu trabalhei na telemar(Oi) de 1999 a 2003, e garanto a vocês que a Anatel é um cabide de empregos,em 2000 um grupo de atendentes de telemarketing da telemar foi colocado à parte do restante da empresa e "viraram" anatel, a anatel avisava os dias e horários que vinha fiscalizar os callcenters da telemar(os atendentes não podiam faltar,quem estava de férias era chamado para atender chamadas), quando a Oi não bateu a meta de universalização do serviço(metas de instalação) estranhamente a anatel não convocou novo leilão para oferta pública de serviço como está previsto na lei e agora a empresa desmantela a área de telefonia pública(orelhões) com a justificativa que a meta foi atingida, a outra meta de disponibilizacão de acesso a banda larga a todos os municipios do rio sequer foi atingida 30%, mas começaram a vender 3g com limite de trafego em areas sem cobertura, e quando vc reclama na anatel o faz a uma atendente de telemarketing da Contax, uma empresa do grupo Telemar norte Leste/Oi

Luiz Paulo Andrade disse...

Obrigado A todos pelos comentários e fica mais uma denuncia.

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