Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

ESET detecta os principais tipos de ameaças virtuais no Dia de São Valentim‏

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

São Paulo, fevereiro de 2010 - O Dia de São Valentim, considerado o dia dos namorados em muitos países, é celebrado no dia 14 de fevereiro. Como é costume acontecer em datas comemorativas, criminosos virtuais utilizam a temática para atrair a atenção dos internautas e realizar ataques. A ESET, empresa de segurança digital conhecida pelo antivírus ESET NOD32, publicou as principais formas de propagação de malware nesta data. Útil para que nós, brasileiros, fiquemos atentos quando chegar o nosso Dia dos Namorados, no dia 12 de junho. Confira a lista:



Malware em redes sociais: Todas as mensagens relacionadas a São Valentim, que contenham ofertas atrativas, como promoções exclusivas ou presentes especiais devem ser tratadas com muita cautela pelo usuário, para evitar ser infectado e detectar potenciais ameaças. Deve-se dar atenção especial às mensagens que contenham links, já que é um recurso fundamental utilizado pelos criminosos. Cabe destacar que recentemente o Twitter tem sido utilizado para a propagação de uma ameaça aproveitando a temática da data comemorativa.

BlackHat SEO: Depois das redes sociais, os sites de busca são o principal meio utilizado pelos criminosos para levar usuários a sites maliciosos. A equipe da ESET América Latina detectou vários sites infectados posicionados no ranking de buscas a partir de palavras-chave relacionadas ao Dia de São Valentim.

· Cartões eletrônicos falsos: Há vários sites que oferecem cartões eletrônicos do Dia de São Valentim, mas que na realidade são códigos maliciosos.

· Roubo de informação: Foram detectadas várias aplicações de redes sociais (especialmente no Facebook) que tiram proveito do interesse do usuário por obter informações dos perfis alheios. Por isso, os especialistas da ESET recomendam sempre checar que permissões o aplicativo pede antes de autorizar o acesso.

· Scammers russas: Trata-se de e-mails de supostas mulheres em busca de amor, que na realidade buscam obter dados privados do usuário ou benefícios econômicos.

“É necessário que o usuário fique atento à sua navegação na Internet, e suspeite de qualquer link que se enquadre nas descrições de nossa pesquisa. Utilizar uma solução de antivírus sempre atualizada também é essencial”, comenta Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET no Brasil.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina