Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

INdT celebra marca de 2 milhões de aplicativos baixados na Loja Nokia

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

São Paulo, 19 de janeiro de 2012 – A popularidade dos apps do INdT, braço tecnológico de pesquisa e desenvolvimento da Nokia no Brasil, na loja de aplicativos da empresa segue crescendo. Apenas no último ano, o número de downloads registrou aumento de mais 260%. Agora, o Instituto celebra a marca de 2 milhões de downloads de seus apps. Os programas, todos desenvolvidos no Brasil, foram baixados em mais de 200 países. Ao todo, 70 apps foram publicados pelo INdT.

“É muito bom ver que nosso trabalho vem sendo reconhecido não apenas no Brasil, mas também em vários outros locais do mundo”, reforça o gerente da área de desenvolvimento de aplicativos do INdT, Angelo Nicolay. Um exemplo de sucesso é o app Facelock, que permite que o aparelho seja desbloqueado por meio do reconhecimento facial. O aplicativo compara duas imagens, uma previamente armazenada no aparelho, e outra, capturada pela câmera frontal - para liberar o telefone. O usuário fica, então, com duas formas de desbloquear o produto – usando o rosto ou uma senha pré-definida. Até o momento, o aplicativo já foi baixado mais de 200 mil vezes em 200 países.

Para o gerente de Serviços e Ecossistema da Nokia, Daniel Rocha, o sucesso dos aplicativos se deve ao perfil inovador e à qualidade técnica das equipes de desenvolvimento: “Toda a experiência de navegação é formatada para os smartphones da Nokia. Isso torna o uso dos apps agradável e intuitivo. Os usuários têm acesso a informações e entretenimento e podem compartilhar suas experiências”, ressalta.

O INdT é dos pioneiros em pesquisas sobre aplicativos para celular no País. Juntamente com o desenvolvimento tecnológico, o instituto, há mais de 10 anos, possui a missão de disseminar o conhecimento e fomentar o desenvolvimento de competências locais, promovendo a cooperação tecnológica com universidades por meio de palestras, treinamentos e cursos. Atualmente, a lista de apps desenvolvidos pelo instituto é ampla e diversificada. Entre eles pode-se destacar alguns casos de sucesso: Feliz aniversário, Desguiator, MobileDeck, Magnifier e Color Detector.

Ecossistema Nokia de desenvolvimento

Além dos números expressivos do INdT, outros desenvolvedores brasileiros tem se destacado com seus aplicativos na Loja Nokia. É o caso da IES2, empresa de Campinas voltada a soluções mobile em educação e entretenimento, que já teve seus aplicativos baixados mais de 1,1 milhão de vezes, sendo que, desse total, o jogo Dancing Fingers se destaca com mais de 640 mil downloads.

E não são apenas grandes empresas que têm desenvolvido aplicações atrativas para os usuários. Um bom exemplo é o estudante Luca Mattos Moeller (Padawan Apps), que conseguiu com seu aplicativo Flying Ball (que custa R$ 1,99) superar a marca de 500 mil downloads.

“Os usuários podem esperar muitas novidades em aplicativos para o ano de 2012. Estamos preparando soluções inovadoras para todos os sistemas operacionais utilizados pela Nokia, de S40 a Windows Phone”, conclui Nicolay.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina