Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Projeto Oca Digital será lançado durante celebrações do Dia do Índio, em Ilhéus

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A ONG Thydêwá, em parceria com a Cardim Projetos e com o apoio da Fundação Telefônica |Vivo e do Fundo de Cultura, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, lança neste Dia do Índio o projeto OCA DIGITAL. O objetivo é promover inserção digital de crianças e jovens Tupinambá de Ilhéus (BA), por meio do desenvolvimento de atividades de arte e tecnologia.


O lançamento ocorrerá durante a semana de 15 a 19 de abril, nas celebrações do Dia do Índio, que ocorrerão em diversas localidades de Ilhéus e também pela Internet. O projeto, que já começou e será realizado por dez meses, se propõe a registrar, resgatar e divulgar a história e a arte Tubinanbá, com vistas à valorização da cultura indígena na sociedade brasileira. Para isso, serão utilizadas ferramentas como celulares, mídias locais e a própria web.

Os conteúdos e produtos gerados estão sendo disponibilizados em site (www.ocadigital.art.br), blogs e redes sociais, com licenças copyleft, ou seja, livres para utilização. “A cada ano que passa, a troca de costumes entre povos se intensifica e, assim como a rede de dormir indígena está nas casas de muitos brasileiros, o acesso à internet começa a chegar nas aldeias”, afirma Sebastian Gerlic, presidente da ONG Thydêwá.

Uma das ações é a realização de oficinas gratuitas de arte e tecnologia junto a 10 jovens Tupinanbá, mais um índio residente convidado de outra Nação. Eles aprenderão a fotografar com celulares, utilizar GPS para mapear a aldeia, desenhar e scannear, modelar, compor mensagens artesanais digitais para baixar nos aparelhos móveis, imprimir camisetas, além de criar motivos temáticos para wallpaper de telas digitais, entre outras coisas. Além disso, durante as oficinas, os jovens aprendem a usar softwares livres que estão acessíveis e podem ser instalados em computadores da escola e outros espaços de inclusão digital que eles frequentam, como as lan-houses.

Além disso, 500 crianças e adolescentes da Escola Indígena Tupinambá receberão aulas de informática e serão alfabetizados digitalmente, tendo a Arte Digital como temática. “O objetivo é que os participantes criem, com seu olhar, novas formas de arte, que misturem tecnologias artesanais e digitais, valorizando, assim, sua identidade”, enfatiza Gerlic.

O Oca Digital é um dos oito projetos selecionados pela Fundação Telefônica|Vivo no ano passado, para apoio na área de cultura digital. Segundo a gerente de Educação e Aprendizagem da instituição, Mila Gonçalves, a escolha do Oca Digital se deu porque o projeto faz o uso de tecnologia, tanto no suporte, quanto na linguagem como ferramenta de resgate e valorização cultural entre o público infanto-juvenil.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina