ESET detecta golpe virtual voltado a clientes de um dos maiores bancos brasileiros

segunda-feira, 26 de março de 2012

São Paulo, março de 2012 – A fornecedora de soluções de segurança ESET identificou uma nova campanha de ataque de phishing – tipo de golpe eletrônico que tem como objetivo furtar dados pessoais, tais como número de CPF e informações bancárias – direcionada aos clientes de um dos mais importantes bancos brasileiros.

De acordo com os dados divulgados pela empresa, esse novo tipo de ofensiva consiste na clonagem do site da instituição bancária, com a finalidade de roubar as senhas de acesso dos usuários ao internet banking, além de outras informações sigilosas.

Segundo Camillo Di Jorge, country manager da ESET Brasil, a primeira característica para o usuário suspeitar de que está sendo vítima desse tipo de golpe é verificar o endereço do site. “Nesse ataque específico, o golpe utiliza uma página com um domínio com final .vn, o que indica que trata-se de um site do Vietnã, em vez de usar o .br, que seria mais natural para uma instituição bancária brasileira”, explica Di Jorge. “Outro aspecto que devemos levar em consideração é que o falso site não conta com nenhum outro link habilitado na página, exceto aquele que oferece acesso ao serviço de internet banking”.

Como é realizado o golpe

Quando o usuário insere a informação do número da agência e conta, e em seguida clica no botão OK (único link habilitado), é induzido a digitar os quatro dígitos correspondentes à senha do cartão de débito, utilizando botões virtuais. Nesse instante, recebe a informação de que a senha informada está incorreta e deve ser inserida novamente.

De acordo com os especialistas da ESET, isso ocorre para que os cibercriminosos confirmem os dados dos usuários atacados. Após validar as informações solicitadas, o site falso aceita a senha inserida, pedindo na sequência os três dígitos de segurança, localizados no cartão físico do correntista da instituição bancária.

“O inacreditável é que a essa altura do golpe, o site falso do banco dá conselhos de segurança, informando que, para as pessoas não serem vítimas desse tipo de golpe, é necessário realizar a ativação da senha de segurança do cartão”, afirma Di Jorge. “E se o usuário pressionar o botão ‘ativar agora’, o site falso mostra um formulário para que ele insira todas as senhas do cartão de chaves de segurança de sua conta”.

Após a etapa de validação da senha de segurança do cartão, o usuário é direcionado ao site verdadeiro do internet banking e, muitas vezes, nem percebe ter sido vítima de um golpe.

“Como esse tipo de golpe é cada vez mais frequente, recomendamos que as pessoas utilizem sempre uma solução de antivírus com capacidade de detecção proativa”, finaliza o country manager da ESET.

Para mais informações sobre este golpe, assim como medidas de segurança para o usuário, basta acessar o seguinte post no blog oficial da ESET Brasil: http://blogs.eset.com.br/laboratorio/2012/03/20/ataque-de-phishing-a-um-importante-banco-brasileiro/

Volume de vendas de smartphones cresce acima de 100% em 2011

quinta-feira, 22 de março de 2012

O mercado brasileiro de Telecomunicações cresceu 13,5% (em reais) entre 2010 e 2011. A categoria de smartphones foi a que apresentou a principal variação no período: saltou 112% em volume de vendas e 68% em faturamento. A retração de preços da ordem de 21% foi um dos motivos dessa alavancagem, conforme revela a segunda e última etapa do estudo apresentado pela GfK Consumer Choices, 4ª maior empresa da área de pesquisa de mercado do mundo e líder em estudos no ponto de venda para os segmentos de tecnologia e eletroeletrônicos. Os resultados parciais de 2011 foram apresentados em novembro.

Dentre as categorias de produtos da telefonia móvel e fixa no País, smartphones vêm ganhando cada vez mais importância: representaram 34% do mercado em 2011, contra 23% em 2010. Aos poucos, vêm ocupando espaço do celular tradicional, que em 2010 tinha 68% de importância no setor de telefonia, baixando para 55% em 2011. “É inegável o crescimento dos smartphones dentro da telefonia móvel. No ano passado, 70 novos modelos desse produto foram lançados no País. Desses, 43 tinham o Sistema Operacional Android. Esse foi um dos fatores que geraram muita movimentação no mercado e contribuíram com seu crescimento”, afirma Cláudia Bindo, Gerente de Negócios da GfK CC.

Outro fator que tem feito diferença é o preço, segundo Cláudia: “A categoria ganhou volume especialmente por causa dos produtos com preço médio mais interessante para o consumidor final. Os modelos Premium, acima de R$ 1000, continuam a apresentar um patamar de vendas estável, mas foi o lançamento de produtos mais baratos (na faixa de R$ 450) que trouxeram em 2011 novos consumidores para a categoria. Estes consumidores migraram de um celular para um smartphone”.

Celulares e Smartphones

A auditoria da GfK CC aponta que em 2010 o segmento de celulares e smartphones cresceu mais de 15% em unidades vendidas, já em 2011 foram quase 20% a mais de telefones móveis sendo comercializados no País. A tendência para 2012 é que existam nas lojas mais modelos Multi Sim Card, como já vem acontecendo desde 2009. Na época, o mercado conjunto lançou 136 modelos, com apenas dois oferecendo essa possibilidade; em 2010, dos 158 novos modelos, 18 já eram multi; e em 2011, dos 212 novos modelos surgiram 80 modelos Multi Sim Card.

Tablets

Do total de vendas da telefonia brasileira em 2011, cerca de 4% ficaram com os tablets. O produto impulsionou outra categoria, a de acessórios, com crescimento de 11% em volume e 25% em faturamento na comparação 2010 X 2011.

“Observamos a expansão nas vendas de tablets principalmente a partir de julho de 2011. Em dezembro foram comercializadas 128 mil peças”, diz Claudia que explica ainda o que levou o consumidor a se decidir pela compra: “O primeiro fator foi a evolução do preço médio que estava em torno de R$ 2.000 em dezembro de 2010 e chegou a R$ 1.200 em dezembro de 2011. Além disso, houve redução de alíquota de impostos federais favorecendo o lançamento de produtos com preços mais atrativos”.

Com a entrada de novos players no mercado, o ano fechou com 16 marcas atuando no segmento de tablets, enquanto em dezembro de 2010 eram apenas duas. A expectativa da GfK é que em 2012 o setor fique ainda mais concorrido, seguindo tendência mundial. O preço médio do tablet no Brasil (cerca de US$ 685) é considerado alto pela empresa a partir de dados comparativos com outros países onde atua.

Telefone Fixo

De acordo com a Gerente de Negócios, nos 24 países em que a GfK está presente, os telefones sem fio representaram 77% das vendas em 2011. No Brasil, houve crescimento de 50% para 54% desse tipo de produto na comparação com 2010, principalmente em função da queda de preço. A Região Sul foi a que mais cresceu (6%) na categoria sem fio, com importância de 58% no mercado desses aparelhos. “Os produtos com identificador de chamadas passaram de 60% em 2010 para 67% em 2011. Mas quando olhamos atributos como viva voz e secretária eletrônica, não apenas o percentual é baixo como até houve retração. Esses itens são atrelados a produtos mais caros que não foram o foco no ano passado”, assinala Claudia.

Sobre a GfK

Criado há mais de 70 anos na Alemanha, o Grupo GfK é o 4º maior na área de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, cobrindo os setores de pesquisas Ad Hoc, por meio da GfK Consumer Experiences, e painel varejista de bens duráveis, por meio da GfK Consumer Choices.

Vivo inicia vendas do Nokia Lumia‏

quarta-feira, 21 de março de 2012

São Paulo, 21 de março de 2012 - A Vivo começa a vender amanhã (22/03) os smartphones Nokia Lumia 800 e Nokia Lumia 710. Os aparelhos trazem aos usuários uma nova experiência de uso do Windows Phone 7.5, reforçada com um processador de 1.4 GHz de alta velocidade. Em Salvador, o lançamento será na quinta-feira a partir das 20h30 na loja do Shopping Iguatemi.

O Nokia Lumia 800 destaca-se pelo design em uma peça única de policarbonato, além da tela AMOLED e a câmera de 8 megapixels com lente Carl Zeiss. Disponível nas cores preto, azul e rosa, o aparelho custa R$ 949,00 no plano Vivo Smartphone Ilimitado 60 com torpedos ilimitados. Se o usuário parcelar o aparelho em 12 vezes, terá um desembolso mensal de R$ 188,90 na soma do plano e da parcela. Após 12 meses, pagará somente o valor do plano.

O Lumia 710, fabricado no Brasil, traz uma câmera de 5 megapixels com flash LED. Os dados são armazenados em memória flash de 8 GB. O aparelho será oferecido nas cores preta e branca, com três opções de cores na capa da bateria. O preço é de R$ 449,00 no plano Vivo Smartphone Ilimitado 60, com torpedos ilimitados. Se parcelar o aparelho em 12 vezes, o cliente terá um desembolso mensal de R$ 138,90 na soma do plano e do aparelho.

O Windows Phone trás aos usuários do Luminia 710 e 800 a melhor experiência dos serviços Windows Live , além de agregar todas as contas de redes sociais a funções como SMS, ligações e chats sem a necessidade de um aplicativo para cada função. Além disso, o sistema se integra à plataforma de games XBOX Live e traz os consagrados aplicativos de produtividade do Office. Outro atrativo é o Marketplace, loja onde o usuário pode baixar mais de 60 aplicativos.

Os aparelhos trazem ainda o aplicativo Nokia Dirigir, que enriquece ainda mais as funcionalidades do Windows Phone 7 com um sistema de mapas e navegação via GPS.

Nokia dará Xbox 360 para quem comprar um Lumia 800‏

terça-feira, 20 de março de 2012

São Paulo, 20 de março de 2012 – Após o lançamento da família Lumia no Brasil, a Nokia anuncia uma promoção que vai deixar os fãs de jogos ainda mais entusiasmados. Os primeiros 20 consumidores que comprarem um Nokia Lumia 800 nas Lojas Nokia participantes ganharão um videogame da Microsoft. No total, serão 200 XBOX 360 com Kinect.

Lojas que participam da promoção:

· Shopping Recife – Recife/PE

· Shopping Flamboyant – Goiânia/GO

· Pátio Belém – Belém/PA

· Shopping Iguatemi – Salvador/BA

· Shopping da Ilha - São Luís/PA

· Shopping Eldorado - São Paulo/SP

· Shopping Barra - Rio de Janeiro/RJ

· Norte Shopping - Rio de Janeiro/RJ

· BH Shopping - Belo Horizonte/MG

· Amazonas Shopping – Manaus/AM



IMPORTANTE: A promoção é válida apenas para aparelhos adquiridos nas Lojas Nokia. Os quiosques não participam dessa ação.

Nokia Lumia chega ao Brasil nesta quinta


Primeiros aparelhos Nokia com Windows Phone, Lumia 800 e Lumia 710 começam a ser vendidos em todos os canais a partir do dia 22/3. Lumia 710 é fabricado no Brasil


São Paulo, 20 de março – Lançado com sucesso em vários países, os novos smartphones Nokia Lumia 800 e Nokia Lumia 710 chegam para surpreender os consumidores brasileiros. Para a chegada dos aparelhos, que possuem sistema operacional Windows Phone 7.5, a Nokia fará uma grande ação de marketing e lançamento no País.

“Hoje iniciamos uma nova fase da Nokia no Brasil. Com a chegada dos aparelhos Nokia Lumia, oferecemos ao consumidor uma alternativa única, que une a inovação e a facilidade de uso do Windows Phone com a reconhecida reputação da Nokia em criar os melhores aparelhos do mercado”, diz Almir Luiz Narcizo, presidente da Nokia. “A nova estratégia da empresa, anunciada há mais de um ano, se materializa no mercado brasileiro.”

“O lançamento de hoje é um marco histórico para a Microsoft no Brasil. A parceria com um dos maiores fabricantes do mundo, que possui excelência em engenharia, design, inovação e principalmente uma capacidade excepcional de encantar os consumidores, mostra o nosso compromisso com o mercado brasileiro. Juntos estamos trazendo uma experiência inovadora em smartphones”, destaca Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil.

Nova experiência

O sistema operacional Windows Phone oferece uma experiência completamente diferente do que existe hoje no mercado. A interface Metro é um grande diferencial que simplifica e facilita o uso da tecnologia, de uma maneira agradável, dinâmica e divertida. Um dos destaques desta nova interface é o conceito de “tiles”, que são blocos dinâmicos que trazem atualizações e notificações de forma instantânea na tela inicial. Basta o usuário entrar com seus dados do Windows Live, Facebook, Twitter, e-mails e demais contas para que tudo seja sincronizado e guardado em um único lugar. A integração permite que seja possível interagir em redes sociais, enviar SMS, ligar ou falar por chat sem a necessidade de usar um aplicativo para cada função. É possível se atualizar automaticamente sobre notícias, previsão do tempo ou cotações de ações a partir da tela inicial, sem a necessidade de se ativar um aplicativo específico.


A plataforma da Microsoft também traz marcas consagradas na indústria para o universo móvel. Isso inclui o XBOX Live, espaço de jogos sincronizado com o console de videogame; o Microsoft Office, que traz os famosos aplicativos de produtividade, como o Microsoft Word e o Microsoft Outlook, e o navegador Internet Explorer 9. Para quem deseja ainda mais aplicativos e jogos, o Marketplace oferece mais de 65 mil itens para download.

Nokia Dirigir

Exclusivas para aparelhos Nokia com Windows Phone, as premiadas soluções de mapas estão inclusas nos lançamentos Lumia 710 e 800. O Nokia Dirigir oferece navegação GPS assistida por voz gratuita ponto a ponto. Os mapas do Brasil e do mundo podem ser baixados gratuitamente por uma conexão Wi-Fi.

Outra oferta para usuários Nokia é o Nokia Collection, uma coleção de aplicativos exclusivos para Windows Phone. Um deles é o Nokia Mapas que possui monumentos em 3D, pontos de interesse, visualização por satélite etc.

Aparelhos

O Nokia Lumia 800 e o Nokia Lumia 710 possuem um processador de 1.4 GHz e conectividade de dados por meio de Wi-fi, 3G (HSPA), além de design e cores diferenciadas. Abaixo, mais detalhes sobre os dois lançamentos:

Nokia Lumia 800

Moldado em uma única peça de policarbonato, vidro curvo e tela de 3,7” AMOLED ClearBlack, o Nokia Lumia 800 foi bastante aclamado por seu design moderno e elegante. O aparelho chega ao Brasil nas cores preta, azul e rosa.

O smartphone possui câmera de 8 megapixels, lente Carl Zeiss, ferramentas de configuração como ISO, modo de foco, efeitos, flash LED duplo, entre outros recursos. O produto ainda grava e reproduz vídeos em alta resolução.

Para armazenar as fotos e outros arquivos, inclusive os produzidos no Microsoft Office que já vem instalado no aparelho, além da memória interna de 16 GB existe a opção de 25 GB gratuitos no SkyDrive, sistema de armazenamento na nuvem da Microsoft, disponíveis para todos os aparelhos com Windows Phone.

Nokia Lumia 710

Com produção local, na fábrica da Nokia em Manaus, o Nokia Lumia 710 está disponível em diversas combinações de cores, entre elas, preta, branca, azul, rosa e amarela – as variadas combinações estarão disponíveis dependendo do canal de vendas. O Lumia 710 possui tela de 3,7” TFT ClearBlack, câmera de 5 megapixels, com flash LED e memória interna de 8 GB.

Redescubra seu dia a dia

A Nokia aproveita a chegada dos produtos Lumia para anunciar um reposicionamento de sua marca, algo que já vem acontecendo em outros mercados. Para marcar a mudança, a campanha de marketing traz ao Brasil o tema “Redescubra seu dia a dia”, inspirado na campanha global The Amazing Everyday. “A Nokia quer encorajar as pessoas a viver momentos especiais. Em qualquer lugar, onde você estiver, pequenas ações podem se transformar em momentos incríveis”, explica Flavia Molina, diretora de Marketing da Nokia do Brasil. “Com o Nokia Lumia, as pessoas ficam sempre em primeiro lugar e esses momentos são facilmente encontrados e compartilhados”, reforça a executiva.

A campanha começa nesta quinta-feira e inclui inserções em meios de comunicação impressos, online e TV.

Os Nokia Lumia estarão disponíveis a partir de quinta-feira em praticamente toda a rede de distribuição da marca, desde as lojas físicas da Nokia e na loja online (www.lojaonlinenokia.com.br), passando por todas as redes de varejo e operadoras do País. O Nokia Lumia 800 tem o preço sugerido de R$ 1.699. Já o Nokia Lumia 710 tem o preço sugerido de R$ 999.

Epson lança projetor multimídia portátil


A Epson anuncia o lançamento do projetor portátil Presenter i+. Trata-se de um equipamento de alta luminosidade e de grande qualidade, que traz alto-falantes estéreo embutidos e base integrada para iPod®, iPhone® e iPad®.

O Presenter i+ permite que os consumidores possam ver em uma tela grande apresentações, compartilhar fotos e vídeos e desfrutar do conteúdo armazenado em seus dispositivos portáteis. Também é possível projetar com facilidade, mostrar ou carregar o conteúdo de um iPod, iPhone ou iPad; assim como permite compartilhar imagens de alta qualidade a partir de uma grande variedade de dispositivos, incluindo PCs, tablets, consoles de jogos, DVD-Blue Ray e muito mais.

“O Presenter i+ da Epson redefine a conectividade. Ao permitir que os consumidores compartilhem conteúdo multimídia desde seus iPod, iPhone, iPad e muitos outros dispositivos digitais, este projetor muda a forma de ver apresentações, vídeos, slides, entre outros, uma vez que elimina as restrições das telas pequenas deste tipo de dispositivos”, declarou Gabriel Gonçalves, Especialista de projetores da Epson. “Com a alta qualidade e a versatilidade do Presenter i+, os consumidores podem literalmente conectar seus iPad, iPhone ou iPod, clicar e compartilhar imediatamente o conteúdo em uma tela grande, independente do lugar onde se encontrem”.

A solução está baseada na tecnologia 3LCD, para obter um rendimento confiável e cores brilhantes. O Presenter i+ oferece uma resolução de alta definição, WXGA e elevada luminosidade de 2800 lumens de luz de cor e de luz branca1 – ideal para telas grandes, em ambientes claros e escuros.

Por meio de seus dois alto-falantes estéreo integrados de 10W, o Presenter i+ oferece grande qualidade de áudio, e também podem ser usados, de forma separada, como base de alto-falantes, com quatro modos de áudio otimizados. Além disso, a entrada de microfone permite aos usuários realizar narrações durante a apresentação de slides ou de fotos. Também dispõe de configuração instantânea USB Plug and Play e inclui entradas de HDMI e VGA, para maior conectividade. Por fim, está equipado com uma alça integrada, o que facilita o transporte

O Presenter i+ pode ser encontrado em lojas para consumidor final, como Fastshop, ao preço sugerido de R$ 2.999. A garantia do produto é de dois anos, mediante cadastro no site www.epson.com.nbr/garantia.

1 A saída de luz branca e de luz de cor varia segundo o modo selecionado. A medição da saída de luz branca foi realizada conforme o padrão ISO 21118.

Como evitar ameaças virtuais nas redes sociais

São Paulo, março de 2012 – Um levantamento do Ibope (de setembro de 2011) aponta que cerca de 87% dos internautas brasileiros acessam redes sociais. Enquanto cresce o número de usuários de sites como Facebook, Twitter e Orkut, por outro lado, aumenta o volume de ataques virtuais voltados especificamente a esses ambientes.

Os laboratórios da ESET – fornecedora de soluções para segurança da informação – identificaram que o Facebook foi um dos principais alvos de ataques dos cibercriminosos em 2011. Na maior parte dos casos, as ações utilizam a engenharia social, tipo de golpe no qual os criminosos enganam ou exploram a confiança das pessoas, com o intuito de roubar dados e informações confidenciais.

“Os cibercriminosos utilizam assuntos polêmicos ou populares nas redes sociais para criar mensagens ou vídeos falsos, que induzam o internauta a clicar em links maliciosos”, explica Camillo Di Jorge, country manager da ESET Brasil, ao detalhar como funcionam os ataques baseados na engenharia social. “As redes sociais, por serem ambientes no qual há muita atividade dos internautas, são um território propício a esse tipo de ataque”, acrescenta.

Di Jorge ressalta, no entanto, que alguns cuidados básicos podem ajudar o internauta a evitar riscos nas redes sociais. A seguir, o executivo dá seis dicas de como se proteger em redes populares como Orkut, Facebook e Twitter.

Dica 1 – Utilize um bom antivírus e antispam e o mantenha sempre atualizado

Dica 2 – Nunca clique em um link se não tiver certeza da origem do seu conteúdo

Dica 3 – Não baixe aplicativos desconhecidos nas redes sociais

Dica 4 – Prefira sempre navegar em sites seguros (que utilizem o protocolo HTTPS)

Dica 5 – Só aceite contatos de pessoas conhecidas

Dica 6 – Evite publicar informações pessoais e confidenciais nas redes sociais

Multilaser lança webcam FaceLook, com 16MP e acabamento piano em lindas cores

segunda-feira, 19 de março de 2012


A Multilaser lança no país a webcam Facelook, feita sob medida para consumidores que desejam um aparelho bonito “por dentro e por fora”, ou seja com alta qualidade e design elegante e moderno.

Além de oferecer alta resolução de imagem, de 16MP, botão snapshot e microfone USB, que dispensa conector de áudio, o lançamento embeleza qualquer ambiente por contar com acabamento piano disponível em três opções de cores branco, preto e pink. Com a novidade, agora é possível montar kits completos na mesma cor, com mouse, teclado, caixas de som, além da webcam, e deixar a mesa de trabalho muito mais bonita.

A webcam FaceLook é plug&play, portando não precisa de drive de instalação e conta com prático clip para uso em monitores LCD. O preço sugerido para o consumidor final é outro atrativo: apenas R$ 41,90 (valor válido até o final de maio de 2012).

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina