Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

O País da Banda Estreita

sábado, 21 de novembro de 2009

Nesse ótimo artigo da Teleco, evidencia-se que o mundo está pensando muito a frente do brasil em banda larga. Enquanto o mundo define que banda larga é 2 Mega, para a Anatel banda larga é 128 kbps. Enquanto esperamos que nossos legisladores façam um projeto para garantir metade da qualidade da “banda larga” que pagamos, na Finlândia 1 Mega será direito de praticamente todos que estiverem próximos a infra estrutura dos grandes centros.

Isso me faz lembrar da melhor propaganda que a TIM já veiculou.

Ela reflete exatamente o que o governo e empresários pensam do Brasil, que acreditam que a mente do povo brasileiro é estreita, já que banda larga para nós pode ser 8 vezes menor do que a banda larga do resto do mundo.

A Anatel e o Ministério da Comunicações reafirmam isso não regulamentando adequadamente a banda larga, não fiscalizando as operadoras, cobrando uma montanha de tributos que travam investimentos sem qualquer tipo de retorno.

Quem disse isso também são as nossas queridas operadoras, expressando na demonização dos “heavy users” com contratos que após 2 Gigas de trafego de dados (na melhor das hipóteses) a velocidade a critério da operadora será reduzida para 128 Kbps, sem nenhuma garantia real da velocidade, e fazendo investimentos minimos para a rede funcionar no estilo “vai que dá” ou pautado pelo minimo que o governo exige.

Como diz a propaganda da TIM, algo está acontecendo. O que a propaganda não diz é que esse algo é o brasileiro sendo deixado a margem da tecnologia por falta de interesses de investimentos, que passam pelos interesses do governo, e uma generosa fatia de empresários que não querem ter trabalho e preferem ficar lucrando sem fazer esforço.

A Teleco pode pensar o quanto quiser no futuro, mas o Brasil ainda precisa realizar o presente.

Imprimir Salvar como Pdf
nokia, celular, iphone, sony ericsson, motorola , , , ,

4 comentários:

Franklin disse...

Pelo menos no Rio de Janeiro, a TIM é a única que oferece um serviço de 3G decente. Dizem que em São Paulo não é tão bom assim.

Luiz Paulo Andrade disse...

Caro Franklin, acredito em você, até por que a TIM em São Paulo fez questão de comprar a maior banda do 3G leiloada.

Mas não estou falando da TIM especificamente, estou falando de Todas as Operadoras, que querem investir apenas um mínimo e na maioria das vezes presta um serviço que em qualquer outro país sério do mundo seria chamado de mediocre.

EdUArdO disse...

Olá Luiz Paulo
Concordo com você, realmente no Brasil as operadoras investem o mínimo para lucrar ao máximo. E o governo leva a sua parte. Agora para mudar isso só depende de nós. É o velho chavão: Povo unido jamais será vencido! Os blogueiros deste Brasil poderiam tomar a frente desta campanha. Vamos mobilizar todos os usuários do Orkut, do Twitter, do MSN, e de outras comunidades como o pessoal do site ABUSAR. Pessoas formadoras de opinião como você, Rodrigo Toledo, Ramalho, Richard Max, e outros poderiam levantar esta bandeira. Afinal, quem faz a INTERNET? Todos. Não somente usuários, não somente operadoras de telefonia, não somente provedores... Todos nós.
Então pense nisso e vamos lutar, ou então ficamos assim mesmo, aos trancos e barrancos.

Luiz Paulo Andrade disse...

Eduardo
Por mim eu convocaria um caladão nacional de celulares, para o público mostrar a sua insatisfação com os preços e serviços.

Se algumas pessoas apoarem a ideia, podemos começar a enviar e-mails e espalhar a ideia.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina