Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

Vivo remunera as melhores idéias da sociedade em rede

terça-feira, 29 de março de 2011

Baseado no modelo da Economia Criativa, operadora incentiva a troca de experiências na rede social ItsNoon e distribui renda aos conceitos mais originais

Quanto vale uma ideia na cabeça? Sem dividi-la em rede, o valor social e econômico é praticamente nulo. Para incentivar o trabalho coletivo, a Vivo apoia o desenvolvimento da Chamada Criativa. Instalada na rede social ItsNoon, uma pergunta é o ponto de partida para a reflexão, aprendizado, criação e debate. Este processo baseia-se na Sevirologia, que utiliza a expressão popular “se vira” como parte do aprendizado, metodologia criada pela ONG Eletrocooperativa. Neste início de ano, a Vivo tem duas questões para a reflexão em rede. Os mais inventivos e originais recebem R$ 200.

Até 5 de maio é possível responder “Como você imagina que o seu celular pode ajudar a transformar a sua comunidade?” os 75 criadores mais originais que mostrarem de que maneira é possível incentivar a comunicação móvel como instrumento de mobilização e transformação de suas próprias comunidades vão ser recompensados. O tema já debatido, “Como você quer trabalhar usando o seu celular?” recebeu respostas até 15 de março e está em fase de análise. O objetivo era saber de que maneira o telefone pode ser um aliado na construção de novas formas de trabalho e na geração de renda. As 80 melhores idéias serão remuneradas.

Em 2010 foram realizadas três Chamadas Criativas. Os temas foram “Como o celular ajuda você a viver melhor?”, “O que você aprende quando se conecta com o outro?” e “O que você faz para contribuir com a preservação do seu ambiente?”. O resultado foi o desenvolvimento de 1.200 respostas. Ao todo, a Vivo distribuiu R$ 63 mil para 210 pessoas pela participação. Ao convocar a sociedade para desenvolver o seu negócio, a Vivo aposta na remuneração das boas idéias com o conceito da Economia Criativa, conceito desenvolvido pelo autor inglês John Howkins que coloca os indivíduos como protagonistas do exercício da imaginação e da exploração de diferentes temas para gerar o valor econômico.

A Chamada Criativa é aberta para todas as pessoas e públicos. Não é preciso ser cliente Vivo para participar. Só é necessário fazer um simples cadastro na ItsNoon (www.itsnoon.net). Até o momento, mais de 6.000 mil pessoas estão inscritas nessa rede social para dividir suas idéias. Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados com o maior número de participantes.

A Itsnoon é uma rede de criação coletiva nascida da experiência da Eletrocooperativa, ONG criada em 2003 na cidade de Salvador que hoje é gerida pelos jovens formados pela linguagem audiovisual. Ela está presente no Brasil, África do Sul e Holanda.

Imprimir Salvar como Pdf
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina