Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

A Regulação da Banda Estreita

sexta-feira, 28 de outubro de 2011


A Anatel soltou a aquilo que será a regulamentação da banda larga fixa.

O Resumo não está nem na noticia do IDG NOW. Comento a noticia e adiciono também ao bolo informações diretamente da Anatel e da Agencia Brasil de Noticias.

IDG NOW
De acordo com a nova medida, a velocidade mínima de conexão entregue pelas empresas com mais de 50 mil assinantes deverá saltar inicialmente para 60%, em uma média mensal, já em 2012. Esse índice deve aumentar a cada ano, até chegar a uma média mensal de 80% da velocidade contratada, em 2014. Muito bom, se isso realmente sair do papel.

ANATEL
Velocidade Média: É o resultado da média de todas as medições realizadas no mês na rede da Prestadora. A meta inicial é de 60%, nos doze primeiros meses. Nos doze meses seguintes será de 70% e, a partir de então, 80%.

Aqui está o primeiro erro grosseiro ou má fé? Fico com o primeiro para o IDG e com o segundo para Agencia Brasil de Noticias. IDG NOW repete exatamente o que está noticia da Agencia Brasil, dá nisso ser papagaio de pirata do governo. A diferença entre 80% mínimo e 80% de média é simples. 80% de velocidade mínima contratada implica em pelo menos uma média de 90% com flutuação entre 80% e 100% da velocidade. 80% de media supõem que a velocidade vai flutuar entre 60% e 100%. Será que para entender a diferença ou preciso dar a esses jornalistas uma aula de estatística elementar? Isso nem é o mais grave, o mais grave é o que vai destacado em vermelho.

Duvido que as prestadoras não consigam passar nessas “medições”. Como serão feitas? Com que freqüência? A Anatel vai bater de quanto em quanto tempo para efetuar esse trabalho? Ainda que isso seja feito de maneira clara transparente é pouco. Segundo, a média pode ser uma medida bastante mentirosa.  

IDG NOW
Além disso, a chamada velocidade instantânea da conexão não poderá ser inferior a  20% do que for contratado em 95% das medições. Esse percentual vai passar para 30% depois de um ano e para 40% no ano seguinte. Segundo a Anatel, as metas de velocidade começam a valer depois de um ano da publicação das resoluções, o que deve acontecer nos próximos dias.

Para completar, as empresas deverão oferecer aos consumidores um software para a medição da velocidade, que servirá para que eles possam reclamar se a velocidade contratada não for cumprida. E, no caso de descumprimento das obrigações, a empresa poderá ser multada em até 25 milhões de reais

Bom aqui está aquilo que será real para os consumidores 40% e não 80%. As operadoras darão uma versão de instalação do software que você  já pode usar nesse site. pode usar nesse site.

Deixo o resto para o proximo post.

http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2011/10/28/provedores-de-internet-terao-que-entregar-velocidade-minima-de-60/
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-10-27/prestadoras-de-internet-deverao-cumprir-metas-de-velocidade-partir-do-ano-que-vem

Imprimir Salvar como Pdf
nokia, celular, iphone, sony ericsson, motorola , ,
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina