Nokia anuncia mudanças em sua estrutura para a América Latina‏

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Nokia, líder mundial em mobilidade, passa por uma reestruturação global que envolve mudanças em seu portfólio de produtos e a realocação de unidades. Como parte dessa estratégia, a empresa decidiu centralizar o comando dos negócios para América Latina em São Paulo. A sede anterior, em Miami, passa a gerenciar os negócios da Venezuela, Caribe e América Central (Caricam).

O bom momento político e econômico vivido pelo país e a proximidade com grandes clientes contribuíram para a decisão. “O Brasil é um país em crescimento e visto com bons olhos por investidores no mundo todo”, afirma Olivier Puech, presidente da Nokia para a América Latina. “Gostaríamos de estar mais próximos dos clientes. Sendo o maior mercado da região, coordenar nossos negócios da América Latina a partir do Brasil foi uma tendência natural”, justifica.

Almir Luiz Narcizo, que segue como presidente da Nokia do Brasil, enxerga com otimismo este movimento: “Sediar o escritório principal regional em São Paulo fortalece nossa operação. O mercado brasileiro está bastante aquecido. Em telecomunicações, atingimos recentemente a marca de mais de 1 celular por habitante. Isso mostra que o poder aquisitivo do consumidor brasileiro vem aumentando”, complementa. “Os profissionais da Nokia do Brasil também ganham com a mudança, pois mais perspectivas de carreira se abrem.”

História

A Nokia está instalada no Brasil desde 1997, quando abriu sua fábrica, em Manaus. A empresa é seguidamente líder em exportações na região, onde também atua de forma sustentável para preservação da Floresta Amazônica. A fábrica já se tornou um dos polos tecnológicos da empresa no mundo, com a fabricação de modelos premium da Nokia, como o Nokia N8. É lá também que está sediado o Instituto Nokia de Tecnologia, importante braço de pesquisa e desenvolvimento, com contribuições para o mercado brasileiro e mundial. A Nokia do Brasil, que tem cerca de 2 mil funcionários, está entre as 10 subsidiárias com maior faturamento da Nokia no mundo.

Rádio Multilaser Wave destaca-se pela beleza, qualidade sonora e preço competitivo

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011


Chega às lojas do país o Rádio Multilaser Wave, um aparelho bonito, repleto de conexões e com preço extremamente competitivo, que permite curtir no carro com alta qualidade sonora a rádio FM e também as músicas gravadas nos mais diversos dispositivos compactos.

O aparelho tem uma bela frente fixa, com painel digital, botões iluminados com led azul e conexões frontais para pendrive (USB), cartão de memória SD, além da entrada auxiliar P2 para amplificar o som de players como MP3 e iPod (cabo não incluso).

Capaz de memorizar até 40 estações de rádio FM, o Multilaser Wave possui quatro canais de amplificação de áudio de 45W cada, garantindo assim som potente e de alta qualidade.

O preço competitivo é outro grande destaque do aparelho, que chega ao mercado por apenas R$ 99,00 (valor médio sugerido para o consumidor final e válido até o final de abril de 2011).

Filmadora Digital Movie 14MP com preço reduzido até o final do carnaval

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011


A Multilaser está com uma promoção que promete animar ainda mais o consumidor a cair na folia neste carnaval. Até o dia 8 de março, a empresa oferece a Filmadora Digital Mirage Movie 14MP com preço reduzido: o aparelho que normalmente custa R$ 299,00 sairá até o final do carnaval por R$ 249,00.

“Esta é uma ótima oportunidade para economizar na compra de uma filmadora de alta qualidade e ainda registrar os melhores momentos do feriadão com ótima qualidade de imagem e som”, enfatiza Reinaldo Paleari, gerente de Produtos da Multilaser.

A Mirage Movie grava vídeos nos formatos VGA e QVGA e permite fazer o upload dos filmes para o Youtube com muita facilidade, já que conta com o recurso Internet Fast Uploader.

O aparelho também pode ser utilizado como webcam e faz fotos com até 14MP de resolução. Outras características são a alimentação com bateria de lítio recarregável, que garante muito mais autonomia de uso, a tela LCD de 2,4”, para ótima visualização das imagens, e o zoom digital de 4X .

Disponível na cor preta, a filmadora da Multilaser vem com cartão SD de 2 GB grátis e tem capacidade para receber cartões SD de até 4GB. A embalagem vem ainda com carregador AC, cabos USB e AV, manual do usuário e CD com driver

Câmera Digital Prime, lançamento da NewLink, oferece os recursos mais valorizados pelos consumidores a um preço extremamente competitivo

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011


A NewLink anuncia um grande lançamento para o mercado brasileiro: a Câmera Digital Prime de 14.1 MP. A novidade une todos os recursos mais valorizados atualmente pelo consumidor, como alta resolução, reconhecimento de face, captura de sorrisos e função antivibração, a um preço extremamente competitivo, de apenas R$ 199,00 (valor médio sugerido para o consumidor final e válido até o final de março de 2011).

“Sem dúvida, a câmera Prime oferece a melhor relação custo-benefício do mercado. Agora o consumidor pode adquirir o melhor por muito pouco”, enfatiza Lígia Pretel, gerente de Markerting da NewLink.

A Câmera Digital Prime está disponível em três belas opções de cores: prata, preto e rosa. Além de fotografar com resolução de até 14.1 MP, a novidade filma com áudio nos formatos VGA e QVGA, suporta cartão SD de até 32 MB e funciona com bateria de lítio recarregável, oferecendo maior autonomia que os modelos com pilhas recarregáveis.

Sem dúvida, o amplo número de recursos é o grande diferencial do aparelho. A função Face Detection reconhece os rostos na hora da pose para a foto e, a partir daí, passa a seguir, focalizar e ajustar estas imagens até o momento do clique. O resultado são fotos com faces muito mais nítidas. Já o Smile Shutter permite que a câmera dispare o clique sozinha ao identificar um sorriso. Esta função é especialmente útil no caso de fotografias que envolvam crianças pequenas e bebês, por exemplo. E o Anti-Shake acaba com o aborrecimento das fotos tremidas, tornando todos que utilizam a Câmera Digital Prime melhores fotógrafos.

A novidade da NewLink destaca-se ainda por oferecer zoom digital de 4x e contar com display LCD de 2,5”, que proporciona ótima visualização das fotos e dos vídeos captados. Outras características são a conexão USB 2.0, o tamanho compacto e o design moderno.

ESET detecta os principais tipos de ameaças virtuais no Dia de São Valentim‏

São Paulo, fevereiro de 2010 - O Dia de São Valentim, considerado o dia dos namorados em muitos países, é celebrado no dia 14 de fevereiro. Como é costume acontecer em datas comemorativas, criminosos virtuais utilizam a temática para atrair a atenção dos internautas e realizar ataques. A ESET, empresa de segurança digital conhecida pelo antivírus ESET NOD32, publicou as principais formas de propagação de malware nesta data. Útil para que nós, brasileiros, fiquemos atentos quando chegar o nosso Dia dos Namorados, no dia 12 de junho. Confira a lista:



Malware em redes sociais: Todas as mensagens relacionadas a São Valentim, que contenham ofertas atrativas, como promoções exclusivas ou presentes especiais devem ser tratadas com muita cautela pelo usuário, para evitar ser infectado e detectar potenciais ameaças. Deve-se dar atenção especial às mensagens que contenham links, já que é um recurso fundamental utilizado pelos criminosos. Cabe destacar que recentemente o Twitter tem sido utilizado para a propagação de uma ameaça aproveitando a temática da data comemorativa.

BlackHat SEO: Depois das redes sociais, os sites de busca são o principal meio utilizado pelos criminosos para levar usuários a sites maliciosos. A equipe da ESET América Latina detectou vários sites infectados posicionados no ranking de buscas a partir de palavras-chave relacionadas ao Dia de São Valentim.

· Cartões eletrônicos falsos: Há vários sites que oferecem cartões eletrônicos do Dia de São Valentim, mas que na realidade são códigos maliciosos.

· Roubo de informação: Foram detectadas várias aplicações de redes sociais (especialmente no Facebook) que tiram proveito do interesse do usuário por obter informações dos perfis alheios. Por isso, os especialistas da ESET recomendam sempre checar que permissões o aplicativo pede antes de autorizar o acesso.

· Scammers russas: Trata-se de e-mails de supostas mulheres em busca de amor, que na realidade buscam obter dados privados do usuário ou benefícios econômicos.

“É necessário que o usuário fique atento à sua navegação na Internet, e suspeite de qualquer link que se enquadre nas descrições de nossa pesquisa. Utilizar uma solução de antivírus sempre atualizada também é essencial”, comenta Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET no Brasil.

O que vai acontecer com os usuarios do Nokia/symbian

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011


Assim como milhares de usuários que investiram algumas centenas de "$$Dilmas" no Nokia N8 eu me senti traído pela nokia muito mas pelo dinheiro investido do que pela mudança de OS nos seus smarts, sempre defendi que o symbian estava perdido no passado e precisava de uma mudança radical.

A mudança veio com o symbian^3 mais não surtiu o efeito desejado, o sistema é bem mais rápido do que qualquer versão lançada anteriormente mas manteve o visual quase igual as suas versões de anos atras e o resultado foi esse que vimos hoje.

O que essa fusão vai representar só o futuro vai dizer, será que a nokia vai se levantar e bater de frente com o Android e o iOS da Apple?. O android em 2 anos ganhou o mercado rapidamente e desenterrou ate a Motorola ou seja fez um milagre, já a Apple investe milhões em publicidade e transforma seus produtos em sucesso de vendas (menos o iPad) ainda sim seus aparelhos são de ótima qualidade tanto em hardware quanto em software.

Me pergunto se esse não seria o momento ideal para me desfazer do N8 em quanto ele ainda vale alguma coisa ou devo esperar a atualização para a versão 2.0 que dizem que vai trazer muitas melhorias para o aparelho, to numa sinuca de bico, gosto muito do N8, pra mim foi o melhor aparelho da Nokia lançado ate hoje, mas por outro lado gosto muito do meu dinheiro para ver ele escoar pelo ralo rapidamente com a desvalorização no mercado com essa descontinuação do Symbian.

Ainda sim ainda tem o outro lado da moeda, me desfazendo do N8 o que irei comprar!, um android? hum.. não gostei dele, um iPhone? gosto muito do iOS mas a câmera é um lixo, o N8 tem um OS que permite fazer tudo mas é feio, tem uma câmera animal assim como suas funções multimídias que satisfazem qualquer usuário, tem um bom hardware e usa materiais de ótima qualidade mas vai desvalorizar e ficar órfão de aplicativos e jogos pois nenhum desenvolvedor vai ser burro a ponto de insistir num OS que está com os dias contados.

Pergunta para refletir: rola uma enchente e você tem 1 cachorro que você ama de paixão o nome dele e "na bunda" a água sobe rápido e você precisa tomar uma decisão para não se afogar, e ai! você leva na bunda ou deixa na bunda?.

E ai! vendo e não acho nada que satisfaça minha necessidade ou fico e tomo meu prejuízo com a desvalorização!

Nokia e Microsoft anunciam planos para criação de um ecossistema móvel global

Empresas planejam combinar forças e desenvolver produtos móveis inovadores, em uma escala sem precedentes

Londres, 11 de fevereiro de 2011 – A Nokia e a Microsoft anunciaram hoje planos para criar uma parceria global estratégica, que irá complementar suas forças e habilidades, para criar um novo ecossistema móvel.

Nokia e Microsoft pretendem se unir para criar produtos e serviços móveis líderes, que ofereçam aos consumidores, operadoras e desenvolvedores oportunidades únicas. Enquanto cada empresa irá focar em seus negócios principais, a parceria iria fornecer uma oportunidade de execução muito mais rápida. Adicionalmente, Nokia e Microsoft também planejam trabalhar juntas para integrar funcionalidade e criar serviços completamente novos, enquanto aumentam sua gama de produtos e serviços já estabelecidos para novos mercados.

Dentro da parceria proposta:

· A Nokia adotaria o Windows Phone como sua principal estratégia de smartphones, inovando em ares como fotografia, em que é líder de mercado.

· A Nokia iria auxiliar e conduzir o futuro do Windows Phone. Iria contribuir com seu conhecimento em design de hardware, suporte a vários idiomas, e levar o Windows Phone a uma extensa gama de faixas de preço, segmentos de mercado e regiões.

· A Nokia e a Microsoft trabalhariam juntas para colaborar em inovações e em um plano para evolução dos produtos moveis no futuro.

· O Bing seria utilizado em ferramentas e serviços da Nokia, dando aos consumidores acesso a uma nova geração de mecanismos de busca. O Microsoft AdCenter iria prover serviços de busca patrocinada na linha de produtos e serviços Nokia.

· Nokia Mapas se tornaria parte principal do serviço de mapas da Microsoft. Por exemplo, os mapas seriam integrados dentro dos resultados de busca do Bing e na plataforma AdCenter, para formar uma experiência de busca patrocinada única.

· A extensa lista de acordos de billing que a Nokia tem com operadoras iria facilitar o acesso dos consumidores aos serviços do Windows Phone em locais onde o uso de cartão de crédito ainda é pequeno.

· As ferramentas de desenvolvimento da Microsoft seriam usadas para criar aplicativos que rodem em aparelhos Nokia Windows Phone, permitindo aos desenvolvedores acessar um ecossistema de alcance global.

· A loja de aplicativos e conteúdos da Nokia seria integrada ao Microsoft Marketplace, para uma experiência mais completa do consumidor.

“Atualmente, desenvolvedores, operadoras e consumidores querem aparelhos móveis mais completos, que incluam não só o produto em si, mas os softwares, serviços, aplicativos e suporte ao cliente, que juntos criam uma ótima experiência”, afirmou Stephen Elop, presidente e CEO da Nokia, durante evento em Londres. “Nokia e Microsoft irão unir forças para entregar um ecossistema móvel sem concorrentes, com escala global. Agora, é uma corrida com três cavalos no páreo”.

“Estou muito animado com essa parceria com a Nokia”, afirma Steven A. Ballmer, CEO da Microsoft. “Ecossistemas são experiências únicas quando conduzidas com velocidade, inovação e escala. A parceria que anunciamos hoje oferece incrível escala, uma larga experiência em inovação em software e hardware, além de uma habilidade provada de execução.”

Para mais informações, por favor, visite nokia.com/press (em inglês).

NOTA

A Nokia e a Microsoft entraram em um acordo sem obrigação. A parceria planejada permanece sujeita a negociações e execuções de acordos definitivos pelos parceiros e, portanto, não há garantia de que um acordo definitivo será feito.



DECLARAÇÕES DE ACONTECIMENTOS FUTUROS
Deve ser notado que certas declarações aqui, que não são fatos históricos, são declarações de fatos que irão acontecer, sem limitação, incluindo: A) a intenção de formar uma parceria estratégica com a Microsoft para combinar forças complementares e experiência e formar um ecossistema global móvel, e adotar o Windows Phone como plataforma inicial de smartphones, incluindo os planos esperados e benefícios de tal parceria; B) o prazo esperado e benefícios desta parceria e estratégia, incluindo resultados operacionais e financeiros, metas, assim como liderança e mudanças na estrutura operacional; C) o prazo das entregas de nossos produtos, serviços e suas combinações; D) nossa habilidade para desenvolver, implementar e comercializar novas tecnologias, produtos e serviços e suas combinações; E) expectativas quanto a desenvolvimentos de mercado e mudanças estruturais; F) expectativas e metas sobre volume de indústria, market share, preços, vendas líquidas e margens de produtos e serviços; G) expectativas e metas sobre prioridades operacionais e resultados de operações; H) a resolução de litígios pendentes e iminentes; I) expectativas sobre a aquisição completa em prazos estipulados e nossa habilidade de atingir metas operacionais e financeiras, em conexão com a aquisição e reestruturação; J) declarações precedidas por “acredito”, “espero”, “antecipo”, “prevejo”, “metas”, “estimativas”, “desenhado”, “planos”, “irá” ou expressões similares. Estas declarações são baseadas nas crenças das diretorias frente às informações atualmente disponíveis. Como há riscos envolvidos e incertezas, os resultados reais podem diferir dos resultados esperados. Fatores que podem causar essas diferenças incluem, mas nao se limitam a isso: 1) se um acordo definitivo pode ser feito com a Microsoft para a parceria em potencial dentro de um tempo esperado, de forma benéfica para nós; 2) nossa habilidade de continuar inovando e mantendo nossa plataforma de aparelhos baseados em Symbian durante a negociação com a Microsoft e após isso; 3) a negociação e implementação da parceria com a Microsoft irá requerer um tempo significativo, atenção e recursos de nossa gerência senior, e outros, dentro das expectativas de nossos negócios; 4) ao escolher negociar uma parceria com a Microsoft e utilizar o Windows Phone como nossa plataforma de smartphones inicial, podemos esperar alternativas mais competitivas, alcançando mais aceitação e lucro dentro do mercado de smartphones; 5) A plataforma dos smartphones Microsoft Windows Phone pode não ser preferida por desenvolvedores, parceiros de conteúdo e outros parceiros, incapacitando nossa habilidade de oferecer um ecossistema suficientemente bom para nossos smartphones; 6) a parceria com a Microsoft pode não atingir o nível de produção de smartphones, que são diferenciados dos nossos competidores e preferidos por nossos clientes e consumidores durante um prazo estabelecido, ou de forma definitiva; 7) nossa habilidade de mudar o modelo de negócios, a maneira de trabalhar e cultura para trabalhar com a Microsoft para alcançar os benefícios declarados em prazo determinado, ou de forma definitiva; 8) nossa habilidade de criar, de forma efetiva e diluída, nossa nova liderança em estrutura operacional e em alcançar os benefícios em um tempo esperado; 9) a implementação da parceria com a Microsoft e a nova estrutura operacional podem causar insatisfação ou entre funcionários, potencialmente reduzindo o foco em produtividade am algumas, ou em todas áreas de nossos negócios; assim como os fatores de risco especificados nas páginas 11-32 do relatório anual da Nokia para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2009, no item 3D.”Fatores de risco”. Outros fatores desconhecidos ou imprevisíveis, ou entendimentos incorretos, ou que se provem incorretos, podem causar resultados que sejam diferentes dos anunciados nas declarações com base no futuro. A Nokia não se compromete com quaisquer obrigações de publicamente atualizar ou revisar essas declarações, sejam elas resultados de novas informações, eventos futuros ou outro fator, exceto ao que é legalmente exigido.

Nokia apresenta nova estratégia, time de comando e estrutura operacional

Londres, 11 de fevereiro de 2011 – A Nokia anuncia hoje seu novo direcionamento estratégico, que inclui mudanças em seu time de executivos líderes e na estrutura operacional. O objetivo é acelerar os processos da empresa para se adaptar ao ambiente cada vez mais competitivo em que se encontra.

Os principais pontos da estratégia são:

· Planos de uma ampla parceria estratégica com a Microsoft para desenvolver um novo ecossistema móvel, no qual o Windows Phone torna-se a plataforma prioritária para os smartphones da Nokia;

· Uma nova abordagem para crescer, em volume e valores, e conectar o próximo bilhão de pessoas à internet em mercados emergentes;

· Inventimentos focados em tecnologias disruptivas de próxima geração;

· Um novo time de liderança e uma estrutura organizacional renovada com foco claro em velocidade, resultados e responsabilidade.

“A Nokia está em uma situação crítica, na qual mudanças significativas são necessárias e inevitáveis para a continuidade de nossa jornada”, diz Stephen Elop, presidente e CEO da Nokia. “Hoje, nós estamos acelerando esta mudança com um novo caminho, que visa à recuperação da liderança no mercado de smartphones, o reforço de nossa plataforma de aparelhos móveis e a condução de nossos investimentos futuros.”

O primeiro passo é uma parceria estratégica com a Microsoft, para a criação de um ecossistema móvel global baseado em ativos altamente complementares. O ecossistema Nokia-Microsoft pretende oferecer produtos diferenciados e inovadores e ter um enorme diferencial em relação aos concorrentes em termos de escala, variedade de produtos, alcance geográfico e identidade de marca. Com o Windows Phone como sua principal plataforma para smartphones, a Nokia irá ajudar a desenvolver o futuro do sistema operacional ao oferecer sua experiência em otimização de hardware, personalização de software, suporte a diferentes idiomas e escala.

A Nokia e a Microsoft combinarão também seus ativos de serviços para impulsionar a inovação. Por exemplo, o Nokia Mapas estará no coração de ativos da Microsoft, como o Bing e o AdCenter, ao mesmo tempo em que a loja de aplicativos da Nokia será integrada ao Microsoft Marketplace. Pelo acordo proposto, a Microsoft fornecerá as ferramentas de desenvolvimento, tornando mais fácil para os desenvolvedores atingir a escala global da Nokia.

Ao mesmo tempo em que o Windows Phone torna-se a plataforma principal para os smartphones da Nokia, o Symbian transforma-se em uma plataforma franqueável, o que dá aos investimentos já realizados um valor adicional. Essa estratégia reconhece a oportunidade de reter e realizar a transição da base instalada de 200 milhões de usuários desse sistema operacional. A Nokia espera, ainda, vender cerca de 150 milhões de aparelhos Symbian ao longo dos próximos anos.

Também sob a nova estratégia, o MeeGo torna-se um projeto de sistema operacional móvel aberto. O MeeGo terá como foco a exploração do mercado no longo prazo, como aparelhos, plataformas e experiência do usuário inovadores. A Nokia ainda pretende lançar um produto baseado em MeeGo até o fim deste ano.

Nos celulares básicos, a Nokia usará uma estratégia renovada para ampliar sua força e capacidade de inovação nos mercados emergentes, para, assim, conectar o próximo bilhão de pessoas à sua primeira experiência de internet.

Time de comando e estrutura operacional

Esta nova estratégia é suportada por mudanças significativas na liderança, estrutura operacional e abordagem de mercado da Nokia. A partir de hoje, a empresa tem um novo time de executivos no comando, com o comprometimento, as competências e o pensamento inovador necessários no ambiente competitivo atual.

O Nokia Leadership Team, conhecido anteriormente como Group Executive Board, será formado pelos seguintes membros: Stephen Elop, Esko Aho, Juha Akras, Jerri DeVard, Colin Giles, Rich Green, Jo Harlow, Timo Ihamuotila, Mary McDowell, Kai Oistamo, Tero Ojanpera, Louise Pentland e Niklas Savander.

Alberto Torres deixou a equipe em 10 de fevereiro para se dedicar a outros projetos fora da empresa.

A governança corporativa, renovada, irá agilizar a tomada de decisões e melhorar o tempo de lançamento dos produtos, sempre com foco em resultados, velocidade e responsabilidade. A nova estratégia deverá ter um forte impacto, tanto em termos de operações quanto no quadro de funcionários.

Nova estrutura

A partir de 1 de abril, a Nokia terá uma nova estrutura organizacional, com duas unidades de negócios: Smart Devices e Mobile Phones. Elas irão focar nas duas principais áreas de negócios da Nokia: smartphones de ponta e aparelhos móveis para os mercados de massa. Cada unidade terá responsabilidades financeiras e operacionais sobre toda a experiencia do consumidor, incluindo desenvolvimento de produto, gestão e marketing.

Smart Devices será responsável por construir a liderança da Nokia no mercado de smartphones e será comandada por Jo Harlow. As subunidades abaixo estão sob essa área:

· Smartphones Symbian

· Produtos MeeGo

· Operações de negócios estratégicas

Para suportar os planos da nova parceria com a Microsoft, a divisão de Smart Devices será responsável por criar o portfólio de produtos Windows Phone.

Mobile Phones será a área responsável pela estratégia de “conectar o próximo bilhão”. Esta divisão irá focar em inovações para levar internet e aplicativos aos mercados emergentes, a valores acessíveis. A unidade de Mobile Phones será liderada por Mary McDowell.

Markets terá a função de vender os produtos, executar estratégias de marketing e comunicação eficientes, criar ecossistemas locais competitivos, gerenciar fornecedores, atendimento ao cliente, fabricação, TI e logística para todos os produtos da Nokia. Estará sob o comando de Niklas Savander.

Services and Developer Experience será a área responsável pelo portfolio global de serviços da Nokia, com a meta de desenvolver ofertas, construir relações com desenvolvedores e integração com parceiros. Será liderada temporariamente por Tero Ojanpera.

NAVTEQ, parte dos negócios de localização e publicidade da Nokia, será comandada por Larry Kaplan, e continuará como uma entidade independente.

The CTO Office será responsável pela estratégia de tecnologia e atividades tecnológicas de longo prazo, incluindo o Nokia Research Center. Seu líder será Rich Green.

Design, dedicado à criação do desenho dos produtos e da interface de usuário dos produtos Nokia, será liderada por Marko Ahtisaari.

The CFO Office cuidará das atividades financeiras e será comandada por Timo Ihamuotila.

Corporate Development terá a função de impulsionar a implementação da estratégia de ecossistemas da Nokia e realizará parcerias estratégicas. Ficará sob o comando de Kai Oistamo.

Corporate Relations & Responsibility, responsável pelas áreas de relações com o governo, sustentabilidade e responsabilidade social, será liderada por Esko Aho.

Human Resources estará sob a liderança de Juha Akras.
Legal and Intellectual Property ficará a cargo de Louise Pentland.
Nokia Siemens Networks continuará no Nokia Group como uma entidade independente.
Visite www.nokia.com/press (em inglês) para mais informações para a imprensa.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina