Mais uma Proposta Inútil para Telefônia Celular

terça-feira, 16 de março de 2010

Começo com trecho de matéria do Idg Now, e depois aos trabalhos.

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado deverá analisar na quarta-feira (17) projeto de lei que, se aprovado, classificará como abusiva a imposição de prazos de fidelização nos contratos de prestação do serviço de telefonia móvel.
De acordo com o relator da proposta de isenção de datas de fidelização, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), em vez de argumentar com vantagens ao usuário, as empresas recorrem às sanções pecuniárias abusiva e extensivamente previstas nos contratos.

Para Lucena, a proposta fará com que as empresas sejam estimuladas a oferecer serviços com qualidade, a preços adequados. O objetivo do senador é alterar a Lei 9.472/97 (Lei Geral de Telecomunicações), que trata genericamente dos direitos dos usuários desse tipo de serviço.


Essa é mais uma estupidez tecnológica das grossas de um dos nossos queridos legisladores.

Ninguém é o obrigado a comprar um plano com fidelização, basta a pessoa não pegar o desconto na compra de um celular. Os usuários têm duas opções ao escolher atualmente, aparelho com desconto e sem desconto. Aprovada a lei o usuário perde uma escolha, já que a operadora teria que parar de vender o aparelho subsidiado no plano pós-pago.

A lei não precisa mudar, o que precisa nobre senador é que a Anatel vá punir as operadoras que andam por ai com a TEORIA VIGARISTA de que SMART PHONE SEM PLANO PÓS PAGO NÃO SERVE PARA NADA. O que precisa ser feito deputado é caçar esse tipo de venda casada, que é proibido pelo código de defesa do consumidor. Se a pessoa quer levar um smartphone usando um chip pré e pagando o olho da cara pelo aparelho para não ter vinculo com a operadora, problema dela.

Dizer que será isso que vai fazer as operadoras concorrem mais, é uma piada de péssimo gosto, primeiro, pois a base de pós pagos é entorno de 20% dos usuários o que já limitaria o alcance da lei como se com os 80% da base pré tudo estive-se andando mil maravilhas. Segundo porque se todas as operadoras vão ter que vender aparelhos sem desconto, TODAS ficam na mesma situação, ao invés de estimular a concorrência, torna as operadoras cada dia que passa mais farinha do mesmo saco.

Daí deve ter pensado o senador, por serem mais iguais é que elas vão tentar se diferenciar? Errado. Enquanto a Anatel não fizer o bolso dos acionistas das operadoras não doer, elas vão continuar a fazer as mesmas coisas, seja com ou sem planos de fidelidade.

Senador a sua imensa bobagem só não foi explorada pelo jornalismo partidário por uma razão simples. Anatel tem culpa no cartório, e dar destaque a sua bobagem pode ser facilmente revertida apontando o que o problema não está na fidelização, e sim na Anatel que não faz o serviço que precisa ser feito, fazer as operadoras trabalharem como empresas sérias.

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Nokia E75 com desconto exclusivo!

segunda-feira, 15 de março de 2010

A Nokia está com um desconto exclusivo para seguidores dos canais digitais oficiais da empresa, parceiros Nokia e seus leitores.

No link http://migre.me/lKyZ, você encontra o Nokia E75 com desconto de R$200,00.

O aparelho tem design Side-Slide com teclado QWERTY completo, permite que você configure diversas contas de e-mail com Nokia Messaging e ainda tem câmera de 3.2 MP com zoom e flash integrado, GPS com licença Nokia Mapas de 6 meses para navegação assistida e acesso à internet via 3G e Wi-Fi.
O Nokia E75 também tem player de música e rádio FM, que podem ser ouvidos usando fones com plug 3,5 mm. Além disso, traz, nativamente, visualizador de PDF e Quick Office.
Com o aparelho, você ainda recebe um cartão microSD de 4GB e fones de ouvido Bluetooth.

Aproveite a oferta!

Empresarios Não Chorem a Reativação da Telebrás. A Culpa é de Vocês

sábado, 13 de março de 2010

O Texto está imenso, mesmo para os meus padrões, mas quem quiser ler, vá até o fim ou sentido se perderá no caminho.

Os maiores prejudicados no curto prazo que mais colaboram para a reativação da Telebrás, os empresários do setor de telecomunicações.

Leiam abaixo um trecho da noticia publicada na revista PC Word.


"A conta não fecha", disse o diretor de operações e tecnologia da CTBC, Luís Antônio Andrade Lima, durante um painel com representantes do setor, após a apresentação do balanço, na terça-feira (10/3), em São Paulo. Na avaliação do executivo, o custo de infraestrutura wireless é muito alto para atender a demanda crescente pelo serviço. "É preciso buscar um modelo que seja mais equilibrado", afirma.

Tanto a CTBC como a Claro garantem que não pretendem encerrar a oferta de planos de dados ilimitados tão cedo, mas começam a incentivar a adesão dos novos usuários a planos, que segundo elas, são mais adequados ao perfil de consumo real.

Na base da Claro, os clientes de planos ilimitados são a maioria, informa a diretora de serviços de valor agregado da operadora, Fiamma Zarife, mas ressanta que 86% da base consomem uma média de 3 Gigabytes de dados ao mês. "Há muito desconhecimento do consumidor em saber o que ele realmente utiliza".

Mau uso

Na avaliação de Fiamma, a mudança no plano de negócios também deve evitar que empresas usem o acesso móvel de forma ilegal - ela cita casos do uso do acesso 3G em lan houses. "Não acho que foi um erro [a oferta de planos ilimitados] e não estamos punindo os usuários, mas sim os maus usuários", explica.

A Claro iniciou recentemente a oferta de planos limitados em 3GB (89,90 reais) e 5GB (119,90 reais), incluindo um serviço que alerta por SMS quando o cliente ultrapassa 80% da franquia. A tarifa para o acesso excedente é de 10 centavos de real por megabyte adicional. Além do alerta, segundo Fiamma, a empresa prepara uma espécie de calculadora virtual para que o usuário acompanhe o consumo de dados dos últimos três meses. Hoje, o site oferece um simulador básico de consumo de dados para orientar o internauta na aquisição do plano.


Não me surpreendo por uma razão simples, essa visão “a conta não fecha” não é nenhuma novidade.

Reproduzo abaixo outro trecho texto de, o autor agora é Rafael Steinhauser Presidente para América Latina da Acision. Já tinha o lido o texto antes, mas confesso que não dei nenhuma importância na época. O texto é de 21/12/2009. Integra pode ser lido aqui.

O resumo disso tudo é que a banda larga móvel progrediu muito em pouco tempo. A difusão é, no mínimo, impressionante, e o crescimento das receitas parece sólido como uma rocha. Em um número cada vez maior de mercados, ela até tem se desenvolvido como um substituto maduro à banda larga fixa. Então, os planos de precificação com tolerância de uso por taxas fixas cumpriram sua missão. Mas as consequências dessa estratégia só estão se revelando agora, e as operadoras de internet móvel perceberam, para sua tristeza, que este modelo não vai permanecer sustentável.

Ele não fornece as ferramentas para impedir congestionamento de rede e garantir qualidade de serviço durante horários de pico. E os modelos rígidos de precificação proíbem que as operadores gerem receitas adicionais. Se não houver alguma mudança, as operadoras de internet móvel correm o risco de se tornarem vítimas de seu próprio sucesso.

Está claro que as operadoras não podem simplesmente continuar a percorrer o caminho que escolheram. Elas têm de abordar o maior dos desafios: como criar um business case lucrativo e continuar competitivas? Quais provedores de conteúdo estão transferindo enormes volumes de dados sem compensação pelo uso da rede? Então, como posso controlar os custos e, ao mesmo tempo, gerenciar a qualidade do serviço e aumentar a receita média por usuário, o ARPU?

Uma saída para maximizar os lucros é observar o potencial de fluxos de receita adicionais. As operadoras têm a oportunidade de desenvolver um leque de serviços de valor agregado capaz de monetizar seus recursos exclusivos de mobilidade, combinando-os com recursos de rede e aplicativos. Estes serviços podem, claro, ser usados para diferenciação competitiva ao serem colocados gratuitamente à disposição dos usuários.

As operadoras de telefonia móvel têm de abandonar os modelos estáticos de precificação e criar ofertas de pacotes direcionados para segmentos específicos de usuários, aplicativos, localizações ou tempo de uso. Elas precisam observar os lucros por megabyte para continuar obtendo sucesso com a banda larga móvel. Essa será a chave para o futuro dessa tecnologia.

Sei que é dispensável, mas ainda sim pego o trecho mais relevante e traduzo para o bom português.

As operadoras de telefonia móvel têm de abandonar os modelos estáticos de precificação e criar ofertas de pacotes direcionados para segmentos específicos de usuários, aplicativos, localizações ou tempo de uso.

Tradução: ACABEM COM PLANOS DE DADOS ILIMITADOS.

Pouco importa se a conta fecha ou não, mesmo que a questão econômica da banda larga para as empresas seja legítima, os empresários estão dando munição para o bandido e não estão percebendo.

Deixo agora trechos do artigo de Luciano Costa também publicados na Teleco, evidenciando como anda a mentalidade do empresário.

Não vamos aqui tratar do provável retrocesso que seria termos novamente uma empresa estatal no setor.

Evidente que o consumidor desinformado apoiaria da proposta de reativação da Telebrás. Os motivos? Os mesmos de sempre. Serviço caro e ruim e as operadoras ainda querem pensar em acabar com pacotes ilimitados para aumentar os lucros.

Tampouco das especulações financeiras e uso político que, mesmo com a iniciativa ainda no papel, já fazem parte do dia-a-dia da proposta.


Lógico que os empresários que tem ampla proteção da Anatel para desrespeitar as leis de defesa do consumidor não vão querer discutir pequenos detalhes da reativação da Telebrás como, por exemplo, a corrupção no processo e uso político para implementar uma ditadura no país.

Queremos, em verdade, aproveitar para sugerir uma outra forma de ver o Plano Nacional de Banda Larga e determinados atores cujo papel, ao menos nas discussões que temos presenciado, tem sido negligenciado.

E quem vai ouvir os empresários de telecomunicações no Brasil? Publico ficará surdo diante do tratamento que recebe e o governo não vai se parar por isso.

Apesar do parágrafo absolutamente infelizmente de Luciano Costa, o artigo é muito bom. Razão? Aponta de uma vez só, como o Plano Nacional da Banda Larga eficiente seria feito em outra Nação. Apenas mostrar que para se um plano de banda larga dar certo vale o elogio.

É certo que não há como descolar o acesso à Internet de um projeto maior de inclusão digital, que englobe também as estruturas físicas e recursos humanos capazes de fazer com que o acesso à Internet seja efetivamente útil. Banda larga não é energia elétrica. Simplesmente entregar acesso à Internet sem que haja uma estrutura – física e de pessoal – capaz de transformar o acesso em real benefício para as cidades atendidas pode ser um esforço vazio. Estamos falando de computadores nas escolas, hospitais e repartições públicas; conteúdo específico que atenda às necessidades das comunidades; treinamento de professores, profissionais de saúde, gestores municipais e estaduais, e por aí vai. Sem essa perna, o PNBL fica manco.
Ele continua indo no ponto que eu repito insistentemente no Blog, ao ponto de irritar os leitores.
Assim, o foco do PNBL deveria ser buscar maneiras de lidar com temas mais relevantes, como por exemplo a altíssima carga tributária que incide sobre serviços de telecomunicações e a dificuldade em implementar a última milha para levar ao usuário final o acesso à Internet em alta velocidade.
Outra coisa que insisto ao ponto de leitores se cansarem, ele trata no artigo.

Assim, o foco do PNBL deveria ser buscar maneiras de lidar com temas mais relevantes, como por exemplo a altíssima carga tributária que incide sobre serviços de telecomunicações e a dificuldade em implementar a última milha para levar ao usuário final o acesso à Internet em alta velocidade.

Que usuário não aceitaria "A Salvação" vendida enganosamente pelo governo com a reativação da Telebrás? O usuário comum que sataniza as operadoras tem um motivo. O serviço é uma porcaria e é caro, quando funciona. Evidente que o maior responsável por essa situação não é o empresário que só pensa em aumentar o lucro, responsável é o próprio governo que deixa os empresários fazerem o que querem e não usa a Anatel para coibir abusos. O Governo cobra impostos absurdos impedindo investimentos no setor e depois responsabiliza os empresários por pela falta de investimentos. A Tática do governo é suja. Cria a seca para vender a água a peso de outro.

Os empresários ajudaram a cavar esse buraco, e agora só resta por um Milagre.

Evidente que quem paga a conta disso tudo é o contribuinte. O Brasil vive tempos ruins e poucos acreditam.

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Nova Reformulação do Nokia Guru?

terça-feira, 9 de março de 2010

Gurus recentemente receberam e-mails para enviar sugestões ao programa. Evidentemente posso ser apenas um Nerd palpiteiro de plantão, mas isso não vai influenciar a minha decisão de ao invés de mandar apenas o e-mail com sugestões, abrir o tema no blog e tentar provocar um debate.

Conversando recentemente com o Ronaldo do Picolé Parcelado, vi que temos a mesma opinião sobre um dos principais problemas do programa. Facilidade como o programa pode ser fraudado.

A única coisa que se precisa para fraudar o programa é tempo. Alguém pratica? Não sei, espero que não, mas não é preciso saber demonstrar a formula matemática para perceber que a falha fundamental é que a Nokia não tem nenhum tipo de controle sobre as perguntas.

Algo que também é fácil perceber que o Nokia Guru aceita qualquer um que participe de um site falando sobre Nokia. Tem lados positivos? Sim, mas tem alguns negativos. A começar pelo fato qualquer um pode ajudar tendo boa vontade, já que ninguém ganha com isso. Essa teoria foi instalada por ai é o resultado é expresso perfeitamente pela frase de Claudio Martinez, “Fóruns não tem a mesma influencia que blogs e outros sites.”.

Infelizmente a web 2.0 trouxe um problema, tutorais acabaram saindo de moda, a informação gira e todos parecem querer atualizações de informações, pois o que foi escrito há dois minutos parece não importar mais.

Se o programa Nokia Guru quiser sobreviver, terá que incentivar a COLABORAÇÃO entre os melhores usuários Nokia na elaboração de tutorais que ajudem a Nokia e os usuários, e NÃO NA COMPETIÇÃO por celulares e acessórios produzidos pela Nokia.

Fazer isso não é nada fácil, na verdade sou bastante cético quanto a Nokia disponibilizar os recursos necessários para se fazer algo dessa complexidade, até por que os problemas de diversas ordens, como reativar a quase morta estrutura de fórum de celular e atrair usuários e Staff da própria Nokia para isso, já é o suficiente para o Nokia pensar em não fazer nada a respeito.

Fóruns para usuários avançados em português? Cedo ou tarde alguma empresa vai fazer, se a pioneira não for Nokia, Será Samsung e o talvez o faça para tentar alavancar o Bada.

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Instituto Nokia de Tecnologia desenvolve solução que ajuda a reduzir casos de dengue no Amazonas

sábado, 6 de março de 2010

Dados recentes do Ministério da Saúde revelam que o número de casos de dengue cresceu mais de 100% nas primeiras seis semanas deste ano, em relação a 2009. Foram registradas até agora 108.640 ocorrências em todo país. O grande aumento foi provocado pelas altas temperaturas e pelas chuvas acima da média para o período. Questões sociais como as dificuldades para controlar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti levaram o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) a trabalhar no desenvolvimento de soluções que possam ter um papel fundamental para reverter este cenário negativo.


O Nokia Data Gathering (NDG) é um software desenvolvido pelo instituto, que ajuda organizações a coletar dados de pesquisas de campo de forma rápida e enviá-los em tempo real. Esta nova tecnologia, que substitui formulários em papel, garante resultados mais seguros. Com a adoção desta ferramenta, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM), por exemplo, registrou em 2009 uma importante redução de casos de dengue na região metropolitana de Manaus.

Lançado em 2008, o NDG permite às organizações criar questionários detalhados para distribuição em diversos aparelhos móveis por meio da rede celular. Agentes podem preencher o questionário no visor do aparelho e mandar as informações em seguida para um servidor central. O sistema também possibilita o uso do geotag (marcação geográfica) com informações de GPS, que permitem identificar em um mapa os pontos exatos onde a coleta foi realizada.

“O formato convencional de pesquisas exige o transporte de muitos formulários, além de existir sempre o risco de preenchimento incorreto e consequente demora na análise e compilação dos dados”, diz André Erthal, diretor da área de Experiência em Serviços do INdT.

A tecnologia do Nokia Data Gathering garante a transmissão de dados quase em tempo real, por meio da conexão GPRS das redes GSM. Em locais onde não há rede, os dados ainda podem ser armazenados em um cartão de memória e enviados quando o sinal se restabelecer. Ainda há a possibilidade de envio de dados para um computador via Bluetooth (sem fio), cabo USB ou pelo próprio cartão de memória.

Combate à dengue

A SUSAM vem utilizando o Nokia Data Gathering desde outubro de 2008 na prevenção de doenças. A partir deste ano, especialistas de saúde saíram às ruas da região metropolitana de Manaus, munidos de aparelhos Nokia E61 e Nokia E71, para obter e registrar dados sobre comportamentos preventivos e sintomas da dengue.

Foram coletados mais de oito mil resultados em campo na zona leste da capital amazonense, onde a maioria dos casos estava sendo registrada. Os dados recolhidos ao longo da campanha serviram de suporte aos inquéritos bimestrais realizados para o levantamento rápido de presença de larvas do mosquito Aedes Aegypti em residências e outros edifícios.

Segundo o Secretário Estadual de Saúde do Estado do Amazonas, Agnaldo Costa, durante a campanha 2007/2008 para a prevenção da dengue, 3.522 casos foram identificados em Manaus. Com o suporte da ferramenta via celular, o número de ocorrências na campanha 2008/2009 foi reduzido para 245. O resultado ajudou o Amazonas a sair da lista do Ministério da Saúde que indica os estados que mais contribuem para a proliferação da dengue no Brasil.

Diversidade de aplicações

A tecnologia do NDG é flexível e permite a customização de formulários e questões destinadas a outras áreas em que a obtenção remota de dados também é fundamental, como agricultura, censos, serviços emergenciais e suporte a crianças carentes, entre outras.

A Nokia disponibiliza gratuitamente licenças para o uso do software a organizações do setor público e ONGs e trabalha com vários outros órgãos públicos na Ásia e América Latina para implantar o serviço.

Uso da solução em outros países

O NDG tem sido utilizado em outros países para diferentes propósitos, de questões como controle de saúde até para mapeamento de produção agrícola. Equador, Filipinas, Libéria já adotaram a solução brasileira criada pelos pesquisadores do INdT.

Em 2009, foi fechado um acordo com o Ministério da Agricultura das Filipinas para a adoção do NDG no gerenciamento da produção de arroz. Técnicos do INdT, responsáveis pela criação e aperfeiçoamento do software, estiveram neste país para ensinar as pessoas a utilizarem esta nova ferramenta.

O Ministério da Agricultura das Filipnas já está usando a nova versão do software, que permite a coleta de fotos, uso do Nokia Mapas para localização geográfica e uma versão web ao editor de formulários, que fica hospedada no servidor, em substituição ao software que precisava ser instalado em cada cliente.

Em parceria com a Foundation Human Nature, o INdT também realizou um piloto do projeto no Equador, treinando voluntários para a coleta de dados de registros de saúde em comunidades isoladas. A solução também está sendo utilizada na Libéria, em parceria com a Crisis Management Initiative (CMI), para o monitoramento dos índices de natalidade e mortandade.

Repercussão Internacional

Graças aos resultados positivos, o projeto foi citado no relatório mundial de saúde “mHealth for Development” da Fundação das Nações Unidas. O NDG também foi destaque da campanha “Desenvolvimento Progressivo do Ser Humano“, promovida pelo programa australiano Lonely Planet, em parceria com a Nokia, e apresentada no Nokia World para mais de 2000 executivos de todo o mundo, em setembro de 2009, em Stuttgart.

A solução também foi apresentada em eventos como a 9º Conferência da Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei), em Porto Alegre, e a Feira Internacional da Amazônia (FIAM), em Manaus.

Saiba mais: http://www.nokia.com/datagathering

Nokia e Hotmail te dão um XBOX 360!

A Nokia e o Hotmail estão lançando uma promoção que vai dar o que falar. E o vencedor vai levar um super XBOX 360 na faixa! Para participar, basta responder à pergunta Que e-mail você mandaria pra você mesmo daqui a um ano?, enviando uma mensagem para o endereço exibido ao final do vídeo-tutorial do Nokia Messaging, informando também nome, CPF e dois números de telefone (com DDD) para contato.
Se a melhor resposta for enviada por uma conta do Hotmail, o vencedor ganha também um game para curtir no novo XBOX 360. Além disso, as 50 respostas mais criativas enviadas por uma conta do Hotmail serão encaminhadas aos usuários exatamente daqui a um ano.

Cada participante poderá enviar quantas mensagens quiser – cada uma delas com até 300 caracteres – e assim aumentar suas chances de ganhar um XBOX 360 novinho em folha e se divertir com os amigos. Quem ainda não possui um cadastro no Hotmail poderá participar criando uma conta no Nokia Messaging, pelo celular.

O concurso já está valendo e será encerrado às 23h59 do dia 18 de março. Para mais informações, basta ler o regulamento do concurso na internet.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=3l9LlJ_-9v8

Nokia X3 e Nokia 5230 chegam ao Brasil

quarta-feira, 3 de março de 2010


Mais dois modelos de celulares Nokia chegam ao mercado brasileiro este ano. Um deles é o Nokia X3, que destaca-se por ser um aparelho totalmente voltado para quem é fã de música e adora produzir fotos instantâneas, graças aos alto-falantes externos embutidos e as teclas exclusivas do player e à câmera de 3.2 megapixels.

Com formato deslizante (slide), o Nokia X3 ainda vem com uma antena FM, permitindo ouvir a programação de qualquer emissora de rádio sem a necessidade de um fone de ouvido, e também um cartão de memória microSD de 2GB. E para os fãs da Rihanna, o Nokia X3 ainda vem com um voucher para download, via PC, de dez músicas da cantora na Nokia Music Store.




Ele está à venda na Nokia Store SP (Rua Oscar Freire, 849 - Jardins - São Paulo) e na loja online da Nokia, pelo preço de R$ 499 e nas cores preto e vermelho. Nesses canais de venda, o aparelho vem acompanhado de uma caixa de som externa Nokia MD-9, o que garante um som ainda mais potente.

Já o Nokia 5230 tem como destaque o Ovi Mapas instalado, garantindo navegação gratuita GPS, com orientação por voz ponto a ponto, durante toda a vida útil do aparelho. Além disso, ele vem com o mapa do Brasil pré-carregado em sua memória, mas é possível também baixar gratuitamente, pela internet, mapas de qualquer região do mundo.

Ele vem também integrado aos serviços Ovi, o que permite acessar todo o conteúdo da Ovi Loja, entre aplicativos, temas, jogos e muito mais. Além da tela sensível ao toque, o Nokia 5230 ainda inclui um cartão de memória MicroSD de 2GB e um carregador veicular.

O Nokia 5230 traz também um voucher para download gratuito de dez músicas do catálogo de mais de seis milhões de faixas na Nokia Music Store.

Disponível nas cores vermelho ou branco, ele também está à venda nos canais oficiais da Nokia (Nokia Store SP e loja online), pelo preço de R$ 699.

E o Skype chega à Ovi Loja

A Nokia anunciou hoje que o Skype está disponível para download na Ovi Loja, compatível com smartphones Nokia que tenham a plataforma Symbian^1. Com isso, agora é possível fazer ligações gratuitas a qualquer momento usando o Skype instalado nos smartphones, bastando apenas uma conexão Wi-Fi, GPRS, EDGE ou 3G disponível.

O Skype é o programa preferido de milhões de usuários em todo o mundo para fazer ligações gratuitas ou de baixo custo. Ao usá-lo nos smartphones da Nokia, os consumidores poderão executar uma série de funções, entre as quais falar gratuitamente com qualquer outro usuário de Skype, enviar e receber mensagens instantâneas ou compartilhar fotos e vídeos.

No momento, o Skype para smartphones Nokia é compatível com os seguintes modelos:

* Touchscreen

Nokia N97 *
Nokia E90
Nokia N82
Nokia N97 mini *
Nokia E63
Nokia N81
Nokia X6 *
Nokia E66
Nokia N81 8GB
Nokia 5800 Comes With Music *
Nokia E51
Nokia N79
Nokia 5530 *
Nokia N96
Nokia N78
Nokia 5320 *
Nokia N95
Nokia 6220 Classic
Nokia E72
Nokia N95 8GB
Nokia 6210 Navigator
Nokia E71
Nokia N85

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