Feed
Assine nosso Feed ou receba por email

CDMA a 450 Mhz? Não! Obrigado

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009


Alguns Sites vem noticiando discretamente os planos da Qualcomm para utilizar o CDMA 450 para “cobrir a área rural” e consultas publicas já foram abertas pela ANATEL, mas a intenção mesmo é competir com com o 3G nos grandes centros e já está se falando em limpeza do espectro para abrir caminho para tecnologia da Qualcomm.

Que pela baixa frequência da tecnologia torna ela uma grande potencia para cobrir áreas remotas, eu não tenho duvidas, mas deixo a pergunta? por que o CDMA foi chutado como tecnologia no Brasil no passado?

A Vivo, única operadora a trabalhar com o CDMA no Brasil perdia cliente todos os meses até implantar a rede GSM. Então por que a operadora perdia clientes com uma tecnologia superior ao GSM 2G em vários aspectos? O fator determinante foi a liberdade do cliente tanto para mudança de operadora com o reaproveitamento do aparelho, assim como BLOQUEIO das funções de compartilhamento como bluetooth, cabo de dados, infravermelho. Assim que a Vivo começou a migração para o GSM, começou a recuperar clientes, mostrando que o brasileiro rejeitava o CDMA e não a operadora.

Governo tem meios de promover a chegada da banda larga, sem depender do CDMA. O Brasil está atolado em retrocessos principalmente no que diz respeito a banda larga, não precisamos de mais um, ligado a uma tecnologia que não garante a total liberdade do consumidor.

Imprimir Salvar como Pdf
nokia, celular, iphone, sony ericsson, motorola , , ,

3 comentários:

Anônimo disse...

Na Europa tem operadoras CDMA em 450mhz, mas é só para Banda larga. Acho interessante para áreas remotas pois em cidades como São-Paulo poderá ter muita interferência. Mas a vivo está se lixando pro CDMA e tá doidinha pra matar a rede o mais rápido possível.

mobiledeejay disse...

Parabéns por este post. Acompanho você e o Martinez diariamente e compártilho de muitas das suas opiniões incluindo esta sobre o CDMA. Concordo plenamente com o que diz em genero numero e grau.

Luiz Paulo Andrade disse...

Quero agradecer os cometários e dizer que somos comprometidos com a liberdade na web e a indepência de opinião, valores que esse blog não abre mão.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina