Nokia N9 chega às lojas por R$ 1.699

sexta-feira, 4 de novembro de 2011


Após o período de pré-venda, que durou cerca de um mês, o Nokia N9 chega às lojas. O smartphone pode ser encontrado nas lojas e quiosques da Nokia nas cores magenta (rosa), ciano (azul) e preta, ou ainda pela loja online (www.nokia.com.br/loja), para o modelo preto. O aparelho na versão preta também será vendido nas redes Fnac e Fast Shop, além de Submarino, Americanas.com, Shoptime.com, Magazine Luiza.com, Ponto Frio.com, Casas Bahia.com, Extra.com, WalMart.com, Carrefour.com, Ricardo Eletro.com, Citylar.com, Insinuante.com e Eletroshop.com. O preço sugerido é de R$1.699.

Design acima de tudo...

O Nokia N9 foi uma positiva surpresa para o mercado, quando foi inicialmente anunciado, no meio deste ano. Considerado pelo respeitado site de tecnologia norte-americano Engadget como “possivelmente o mais belo smartphone já produzido”, o Nokia N9 é resultado de um conceito inovador da Nokia. Com a palavra, o designer principal do produto, Anton Falghren, em uma declaração retirada do blog oficial da Nokia, o Conversations:

“O que torna o design do Nokia N9 único, acima de tudo, é a continuidade que você sente na forma como o vidro se funde à lateral do aparelho. Simplesmente funciona muito bem. O conceito básico é a construção sem emendas, algo que nós conseguimos refinar ainda mais com a interface do usuário. É muito agradável interagir com aparelhos que têm uma curvatura suave. Uma vez que você segura um celular assim, mais contínuo, em sua mão, é muito mais fácil interagir com ele, em todos os aspectos.”

Externamente, uma das características que destacam o Nokia N9 é a ausência de qualquer “emenda” ou divisão entre peças. O produto inteiro é feito a partir de uma única estrutura de policarbonato, perfeitamente integrada com a tela curvada de 3,9’’. Novamente, Falghren explica, do ponto de vista do design:

“Nenhum designer gosta de linhas de divisão. Elas significam a imperfeição, peças e cores que podem não combinar perfeitamente. E isso dá uma sensação ruim. É um ruído. Você não quer isso. Ao mesmo tempo, a maioria dos designers gosta de metais. O Nokia N9 tem muitas antenas e isso significava que nós sabíamos que nunca poderiamos fazer um aparelho de metal. Se usássemos o plástico, as antenas iriam funcionar bem melhor. Mas isso nos leva a outros desafios. Os consumidores podem achar que o plástico possui menor valor em relação ao metal. Mas o plástico é transparente para as ondas de rádio, o metal não. A peça única em policarbonato permite um ótimo funcionamento das antenas, além de dar uma boa “pegada” para o dono do produto.”

...e a tecnologia por dentro

O Nokia N9 carrega o sistema operacional MeeGo, com uma interface ousada e uma proposta diferente de uso para um smartphone.

A começar pelas telas iniciais. São três: menu (todos os itens em uma tela), aplicativos abertos e eventos. Na tela de eventos, por exemplo, perfis do Facebook, Twitter e demais contas do usuário ficam integradas com notificações de eventos do calendário ou ligações perdidas. Dessa forma, em apenas uma tela o consumidor tem acesso às redes sociais, seus compromissos e agendas, de modo simples e fácil.

Não há botões frontais no Nokia N9. Em outro conceito genialmente simples da Nokia, toda a usabilidade do produto é feita pelo gesto conhecido como “swipe” (algo como arrastar os dedos). Para fechar um aplicativo, basta arrastar os dedos de cima para baixo na tela. Para alternar, passe os dedos de qualquer borda da tela até o lado oposto. Todos os itens rodam em segundo plano, na tela inicial de apps.

A alternância entre janelas é fluída e rápida. Isso se deve ao potente processador ARM Cortex de 1GHz, com memória de 1024 RAM. Os itens podem ser armazenados na memória interna de 16GB – não há entrada para cartão de memória.

Multimídia e mapas

O Nokia N9 segue a essência da famosa marca Nokia Nseries, premiada por trazer produtos que focam em uma experiência multimídia completa. No N9, a câmera é de 8 megapixels, com lente Carl Zeiss e abertura de lente “wide”. Na prática, isso significa muito mais espaço para as fotos. As imagens registram uma captura ampla, enquanto o vídeo é gravado em 720p a 30 fps. Com foco manual definido pelo toque do consumidor e flash de LED duplo, a câmera do Nokia N9 é uma das mais completas do mercado.

Outras pequenas mudanças sutis chamam a atenção: o tocador de música do Nokia N9 oferece um layout renovado. Os álbuns ficam dispostos em quadros. Combinados com a tecnologia ClearBlack da tela da Nokia, que dá mais contraste, eles parecem estar “mergulhados” no visor do produto. Os vídeos também usam um acabamento criativo: expostos em tamanhos maiores, basta deslizar o dedo pela tela para acessá-los. A qualidade de áudio é imbatível: o Nokia N9 foi o primeiro smartphone a vir com a tecnologia Dolby Digital Plus e Dolby Headphone, oferecendo uma experiência de som muito superior aos concorrentes. Por fim, quem quiser ainda pode comprar músicas avulsas na loja de música da Nokia. São mais de sete milhões de faixas de todas as grandes gravadoras, além de selos locais e independentes de diversas partes do mundo.

Outro grande diferencial da Nokia são seus mapas. A empresa, que em 2009 adquiriu a provedora de mapas global NAVTEQ, é sempre lembrada pelos seus aplicativos de mapas que dispensam o uso de dados. O Nokia N9 inclui o Nokia Mapas e o Nokia Dirigir. Enquanto o primeiro mostra pontos de interesse e sincroniza os favoritos com a conta Nokia, o segundo oferece orientação por voz em diversos idiomas.

O Nokia N9 é um produto que já vem com vários itens instalados, como aplicativos oficiais do Twitter, Skype e Facebook. Porém, o usuário também pode baixar mais conteúdos na loja de aplicativos da Nokia. Lá estão itens como o Foursquare para MeeGo, rádios de internet, cronômetros, papeis de parede, toques, lanternas e muito mais.

Conectividade e segurança

Para uso corporativo, o aparelho ainda lê documentos de textos e planilhas, PDF e possui a tecnologia de compartilhamento NFC (Near Field Communication): basta encostar o produto em outro smartphone ou acessório compatível para fazer o pareamento ou enviar e receber dados. O Bluetooth tradicional também está lá, junto com a tecnologia 3G. E, para quem tem plano de dados, é possível fazer do Nokia N9 um hotspot para Wi-Fi, com o aplicativo embarcado.

Por fim, mais um item que vale ressaltar no Nokia N9. O aparelho permite a configuração de senhas pré-definidas para bloqueio direto ou remoto do produto.



Para imagens em alta resolução do Nokia N9, acesse o link abaixo:

http://press.nokia.com/media/504/photo/list/all/nokia-n9/

TIM lança site de recarga para clientes Infinity Pré e Controle

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Ferramenta explica benefícios de acordo com cada recarga

Os clientes Infinity Pré e Controle da TIM podem inserir créditos em suas linhas com mais comodidade e segurança. A partir de agora, por meio do site da operadora também é possível realizar recargas, via cartão de crédito e, assim, aproveitar todas as vantagens do plano que revolucionou o mercado brasileiro.

O diferencial do novo canal é uma ferramenta que apresenta os benefícios que o usuário terá direito de acordo com o valor da recarga a ser realizada. Quando o cliente seleciona o valor de R$ 17, por exemplo, visualiza que poderá realizar até 68 chamadas com duração ilimitada para outros telefones TIM; ou 34 chamadas locais ilimitadas para números fixos; ou ter 34 dias de acesso ilimitado à internet ou 34 dias para enviar torpedos sem limites para qualquer operadora.

Estão disponíveis recargas de R$ 12 a R$ 100, atendendo aos mais variados perfis e válidas para todo o Brasil. O site pode ser acessado pelo endereço www.tim.com.br/recarga. O novo canal complementa os disponíveis atualmente: via banco; pelo celular, ligando *244 de um número TIM; por cartão ou cupom adquiridos em farmácias, bancas de jornal e demais estabelecimentos; recarga eletrônica; e internacional. Pensando em levar ainda mais facilidade aos clientes, a TIM continua trabalhando para oferecer novas formas de compra de créditos, com comodidade e praticidade.

Nada muda na banda larga brasileira.


O que as operadoras vão precisar fazer para se adequar a nova regulação? Basicamente duas coisas. A primeira parar de vender planos que não podem cumprir. A segunda é ampliação da rede em áreas “criticas” (basicamente as áreas mais rentáveis).

Elas vão ter um ano de vantagem para se adequar, alem da meta final só ser atingida no final de 2014 as vésperas da eleição, o que não é coincidência.

Não sei o que o IDEC ou outras entidades vão declarar sobre o caso, mas a situação pode ser medida por uma única frase.

“Muito bom, se isso realmente sair do papel.”

Se o IDG NOW que normalmente é mero porta voz do governo declara o seu ceticismo quanto a questão, imagine nós meros usuários.

Já deixei claro o caminho que precisamos percorrer em outro post

A Regulação da Banda Estreita


A Anatel soltou a aquilo que será a regulamentação da banda larga fixa.

O Resumo não está nem na noticia do IDG NOW. Comento a noticia e adiciono também ao bolo informações diretamente da Anatel e da Agencia Brasil de Noticias.

IDG NOW
De acordo com a nova medida, a velocidade mínima de conexão entregue pelas empresas com mais de 50 mil assinantes deverá saltar inicialmente para 60%, em uma média mensal, já em 2012. Esse índice deve aumentar a cada ano, até chegar a uma média mensal de 80% da velocidade contratada, em 2014. Muito bom, se isso realmente sair do papel.

ANATEL
Velocidade Média: É o resultado da média de todas as medições realizadas no mês na rede da Prestadora. A meta inicial é de 60%, nos doze primeiros meses. Nos doze meses seguintes será de 70% e, a partir de então, 80%.

Aqui está o primeiro erro grosseiro ou má fé? Fico com o primeiro para o IDG e com o segundo para Agencia Brasil de Noticias. IDG NOW repete exatamente o que está noticia da Agencia Brasil, dá nisso ser papagaio de pirata do governo. A diferença entre 80% mínimo e 80% de média é simples. 80% de velocidade mínima contratada implica em pelo menos uma média de 90% com flutuação entre 80% e 100% da velocidade. 80% de media supõem que a velocidade vai flutuar entre 60% e 100%. Será que para entender a diferença ou preciso dar a esses jornalistas uma aula de estatística elementar? Isso nem é o mais grave, o mais grave é o que vai destacado em vermelho.

Duvido que as prestadoras não consigam passar nessas “medições”. Como serão feitas? Com que freqüência? A Anatel vai bater de quanto em quanto tempo para efetuar esse trabalho? Ainda que isso seja feito de maneira clara transparente é pouco. Segundo, a média pode ser uma medida bastante mentirosa.  

IDG NOW
Além disso, a chamada velocidade instantânea da conexão não poderá ser inferior a  20% do que for contratado em 95% das medições. Esse percentual vai passar para 30% depois de um ano e para 40% no ano seguinte. Segundo a Anatel, as metas de velocidade começam a valer depois de um ano da publicação das resoluções, o que deve acontecer nos próximos dias.

Para completar, as empresas deverão oferecer aos consumidores um software para a medição da velocidade, que servirá para que eles possam reclamar se a velocidade contratada não for cumprida. E, no caso de descumprimento das obrigações, a empresa poderá ser multada em até 25 milhões de reais

Bom aqui está aquilo que será real para os consumidores 40% e não 80%. As operadoras darão uma versão de instalação do software que você  já pode usar nesse site. pode usar nesse site.

Deixo o resto para o proximo post.

http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2011/10/28/provedores-de-internet-terao-que-entregar-velocidade-minima-de-60/
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-10-27/prestadoras-de-internet-deverao-cumprir-metas-de-velocidade-partir-do-ano-que-vem

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Aparelhos Nokia com Windows Phone chegam ao Brasil no primeiro trimestre de 2012

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Nokia confirma a chegada ao País dos seus primeiros smartphones com Windows Phone ainda no primeiro trimestre de 2012: Nokia Lumia 800 e Nokia Lumia 710. Ambos foram apresentados hoje por Stephen Elop, CEO e presidente da empresa, no Nokia World.

Os primeiros aparelhos Nokia com Windows Phone contam com o recurso Nokia Drive, que oferece um verdadeiro dispositivo de navegação pessoal (PND), com navegação ponto-a-ponto gratuita e interface de usuário dedicada para utilização nos carros.

Sobre o Nokia Lumia 800

O Nokia Lumia 800 possui uma tela curvada de 3,7 polegadas AMOLED ClearBlack e um processador de 1.4 GHz com aceleração de hardware. A câmera vem com lente Carl Zeiss e reprodução de vídeo em HD e, além disso, o aparelho tem 16 GB de memória interna e 25 GB gratuitos de armazenamento no SkyDrive para guardar imagens e músicas. É produzido nas cores ciano, magenta e preto.

Sobre o Nokia Lumia 710

Já o Nokia Lumia 710 é projetado para compartilhar mensagens e imagens instantaneamente e oferece a melhor experiência de navegação web com o IE9. Possui o mesmo processador de 1,4 GHz, a aceleração de hardware e processador gráfico do Nokia Lumia 800, com a proposta de oferecer alto desempenho a um preço mais acessível. O Nokia Lumia 710 pode ser personalizado com capas coloridas (preta, branca e preta, branca, turquesa, fúcsia e amarela).

Lançamento da Multilaser, Celular Mini é pequeno no formato e “grande” na praticidade e entretenimento

segunda-feira, 24 de outubro de 2011


Pequeno no formato mas “grande” nos atrativos. Assim é o Celular Multilaser Mini, novidade que acaba de chegar ao mercado brasileiro com a proposta de conquistar consumidores que valorizam aparelhos práticos, bonitos e repletos de recursos.

Desbloqueado para todas as operadoras presentes no país, o lançamento funciona com dois chips e garante entretenimento completo ao reproduzir arquivos MP3 e MP4, sintonizar rádio FM, fotografar e filmar. O aparelho também conta com Bluetooth para a troca de músicas e imagens, e possui teclado Qwerty, garantindo muito praticidade para a digitação de mensagens.

O design moderno é outro diferencial do Celular Multilaser Mini, disponível em duas belas opções de cores: preto com detalhes em cinza e preto com detalhes em vermelho. Outros pontos positivos são o formato compacto (trazendo mais facilidade para levar o celular no bolso ou em bolsas menores), a ampla duração da bateria, de até 300 horas no modo stand-by ou 4 horas de conversação, e a possibilidade de aumentar a capacidade da memória para até 2 GB com cartão Micro SD, permitindo assim guardar as fotos, músicas e vídeos preferidos.

O preço também é pequeno no Mini, que chega ao mercado por apenas R$ 179,00 (valor médio sugerido para o consumidor final e válido até o final de novembro de 2011). Acompanham o produto: bateria BP-4L, fone de ouvido, cabo USB, carregador Smart e manual de instruções.

Pornografia: principal preocupação dos pais com seus filhos na internet

São Paulo, outubro de 2011 – A ESET - companhia global de soluções de software de segurança que provê proteção de última geração contra ameaças eletrônicas – anuncia que 86,2% dos usuários consideram importante educar os menores de idade sobre as ameaças encontradas na internet. Ainda, de acordo com a pesquisa realizada pela empresa, sete de cada dez pais acreditam que a conscientização sobre o problema de segurança na internet com as crianças tem que começar quando as mesmas têm entre cinco e 12 anos de idade.

“Com equipamentos cada vez mais modernos e uma linguagem que avança rapidamente, os pais atualmente sofrem a pressão de ter uma dupla tarefa, isto é, primeiro precisam se educar para depois educarem seus filhos. Ao se aproximar dos filhos para acompanhá-los na navegação na web, o fundamental que se deve levar em consideração é definir claramente as considerações para o uso correto da internet e servir como bom exemplo”, afirma Sebastián Bortnik, Coordenador de Awareness & Research da ESET América Latina.

Consultados sobre quais medidas tomam para ter certeza que seus filhos usam a internet de forma segura, o filtro de conteúdo se revelou como a principal estratégia, com 24,3% das respostas. Com uma mínima diferença, o segundo lugar correspondeu a implementação de software de controle dos pais (23,7%), seguido pelo controle de horário (22,4%).

Ainda, de acordo com o estudo, ao definir as ameaças mais preocupantes, os usuários identificaram a pornografia em primeiro lugar (89,5%), com destaque para a pedofilia (86,8%) e o grooming (persuasão de um adulto com uma criança, com a finalidade de obter uma ligação emocional e gerar um ambiente de confiança para que o menor de idade mantenha relações sexuais com essa pessoa) com 75,7%.

“Dos resultados das pesquisas foi constatado que a principal preocupação dos pais atualmente é sobre o conteúdo aos quais as crianças têm acesso na internet. Para proteger os menores de idade da exposição aos materiais inapropriados, é fundamental utilizar as ferramentas de controle dos pais incluídos, tanto nos navegadores web como nas soluções de antivírus”, afirma Raphael Labaca Castro, especialista em Awareness & Research da ESET América Latina.

“Além disso, é importante considerar os riscos causados pelo uso das redes sociais, como o cyberbullying e o grooming. Por isso é fundamental a prevenção e o diálogo aberto com os menores de idade”, conclui Castro.

As principais ameaças da internet para as crianças são:



· Cyberbullying: conduta hostil que pode ser praticada com os menores de idade. A vítima desse tipo de assédio é submetida a ameaças e humilhações na web com a intenção de atormentar a pessoa e levá-la a depressão. Estas práticas podem ser realizadas por meio da internet, assim como também pelos celulares e videogames. O cyberbullying nem sempre são realizados pelos adultos, mas também são frequentes entre os adolescentes;

· Grooming: Trata-se de uma persuasão de um adulto com uma criança, com o objetivo de obter uma relação emocional para criar um ambiente de confiança para o menor de idade mantenha relações sexuais com essa pessoa. Muitas vezes os adultos fingem ser menores da mesma idade e tentam manter uma relação para, logo em seguida, realizar os encontros pessoalmente;

· Sexting: Provem da junção formada entre Sex e Texting. Inicialmente, e como indica seu nome, trata-se do envio de mensagens com conteúdos eróticos. Posteriormente, devido ao avanço tecnológico, esta modalidade evoluiu até a troca de imagens e vídeos, convertendo-se em uma prática habitual entre adolescentes e crianças;

· Roubo de informação: Todos os dados que trafegam pela web, sem as medidas de precaução necessárias, correm o risco de serem interceptadas por uma terceira pessoa. Da mesma forma, existem também ataques com essa finalidade. A informação procurada, normalmente é para os dados pessoais. Um passo em falso diante desse tipo de situação pode expor o menor de idade na perda das economias da família ou no roubo de informações importantes;

· Malware: Malicious software ou software malicioso é a aplicação com o objetivo de danificar o equipamento ou roubar informações pessoais ou o dinheiro do usuário;

· Spam: Lixo eletrônico ou mensagens recebidas na caixa de entrada que não foram solicitadas pelo usuário;

· Scam: Truques ou fraudes por meio da internet.

Para ler os conselhos de como conversar com as crianças sobre uma navegação segura na internet, basta acessar o Guia de Segurança em Proteção Infantil da ESET: www.afamiliasegura.com.br

Pressão por Nada

domingo, 23 de outubro de 2011

Acabo de ler no IDG NOW, o IDEC está fazendo um movimento de pressão para melhorar a qualidade da internet do Brasil. Pressionar as quintas feiras, quando os conselheiros da ANATEL se reúnem.

Essas são os pontos reclamados pelo IDEC junto a Anatel, assim como a palavras da advogada do IDEC Veridiana Alimonti ao portal.

1) Regras de qualidade de atendimento ao consumidor, com prazos máximos para reparo, instalação, resolução de reclamações, atendimento no SAC, entre outros;

2) Definição da variação máxima permitida da velocidade de modo a garantir qualidade, como previsto inicialmente pela Anatel;

3) Metas de rede ligadas à disponibilidade do serviço e transmissão de pacotes nos moldes da proposta que foi à consulta pública

4) Capacidade máxima de ocupação da rede, no limite de 80%, evitando sobrecarga.

5) Ferramenta certificada para o consumidor medir a qualidade da sua conexão;

6) Abatimento na conta proporcional à velocidade não entregue;

“Infelizmente, há uma enorme pressão dos provedores de banda larga pela aprovação de uma regulação fraca. Precisamos nos manifestar para que a agência não atenda apenas os interesses das empresas”, diz o Instituto. "Para que o direito do consumidor prevaleça sobre os abusos das empresas prestadoras do serviço de banda larga, são necessários padrões firmes de qualidade da conexão", complemente sua advogada, Veridiana Alimonti.

Ainda que as palavras de Veridiana reflitam a realidade existem algumas coisas serem consideradas. Alem dos artigos 5 e 6 que seriam impraticáveis por diversas razões, o IDEC coloca as coisas em uma questão de modo simplório, eu diria amador.


O Brasil não deixará de ser o país da banda estreita, a menos que novos concorrentes entrem no mercado. Para que isso ocorra é preciso BANIR a CARGA TRIBUTÀRIA que sufoca os investimentos no setor e Desregulamentação do mercado de Telecom no Brasil criada PELA ANATEL.

A oposição consumidor X operadoras, pode até ser verdadeira, mas não explica o todo. Se as operadoras forem submetidas a uma regulação tal que os serviços melhorem sensivelmente deixo a pergunta. Qual a razão da existência da Telebrás no mercado? NENHUMA.

Temos sim um problema político, mas achar que a proteção dos consumidores via leis na ponta, sem atacar o mal pela raiz vai gerar a mesma decepção que a portabilidade numérica gerou.

As operadoras e o governo têm motivos bem diferentes para deixar tudo como está. As migalhas serão jogadas pela agencia quando a pressão ficar insustentável para que um grande avanço seja declarado, quando na verdade só estamos rumando em direção ao abismo.

http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/10/21/idec-quer-que-internautas-pressionem-anatel-sobre-qualidade-da-banda-larga/

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